Em dias mais quentes, a alta temperatura do corpo é um dos principais vilões da insônia, já que dificulta o relaxamento necessário para uma boa noite de sono. Mas, como dormir bem no calor?
A temperatura ideal para dormir varia entre 21 °C e 23 °C. O uso de ar-condicionado pode provocar um ressecamento das vias aéreas e gerar alergias e doenças infecciosas. Já o ventilador só consegue deslocar o ar quente sem, no entanto, resfriá-lo.
Pensando nessas dificuldades, preparamos 5 dicas práticas para melhorar as suas noites de sono de um jeito mais natural. Confira!
1. Durma sem roupa
A insônia é causada por vários fatores, incluindo a temperatura corporal. Enquanto dormimos, a frequência cardíaca é reduzida e ocorre o resfriamento do corpo. A utilização de pijama altera esse processo natural, aquecendo-o e provocando interrupções no sono.
Dormir despido melhora a qualidade do sono e proporciona vários benefícios para homens e mulheres. Nos homens, promove o aumento da produção de espermatozoides, pois diminui a temperatura dos testículos. Já nas mulheres, atua como prevenção de infecções com fungos nas regiões íntimas.
Para o casal, o contato da pele estimula a liberação da oxitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, aumentando o laço emocional.
2. Refresque o corpo
Ao contrário do que possa parecer, o banho frio não ajuda a dormir melhor. O efeito de resfriamento do corpo dura pouco tempo e, em seguida, provoca aquecimento, já que a baixa temperatura da água promove um aumento da circulação sanguínea, sendo ideal para despertar.
O banho morno afeta o ritmo circadiano e coloca o corpo em “modo de sono”. Essa temperatura auxilia no relaxamento dos músculos e articulações, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação do sangue e a oxigenação.
3. Faça compressas de água
O uso de bolsa térmica gelada próxima ao travesseiro também pode auxiliar no resfriamento do corpo, ajudando a dormir bem no calor. Para evitar o risco de molhar a roupa de cama, é importante envolvê-la em uma toalha.
Outra forma de se beneficiar com as compressas é aplicando-as em partes estratégicas do corpo, como pescoço, braços, mãos, pulsos, coxas e pés. Elas devem sempre ser aplicadas com proteção de panos para não queimar a pele.
4. Opte por um colchão que não esquenta
Uma boa opção é o que contém a espuma Rabatan, com densidade molecular diferenciada (bolhas em cadeia) e que permite a passagem do ar e da água, tornando-o antitérmico. Também apresenta propriedades antialérgicas e antifúngicas.
Há também o colchão fabricado com fibras naturais, que ajuda a absorver o calor e evapora o suor com mais facilidade, além de proporcionar o equilíbrio da temperatura no organismo.
5. Escolha o travesseiro adequado
Assim como o colchão, o travesseiro pode fazer muita diferença na temperatura corporal. Um produto inadequado aquece a cabeça e provoca suores noturnos e má qualidade de sono.
Os travesseiros magnéticos com íons são uma excelente opção por serem elaborados com espuma perfilada terapêutica que não retém umidade. Apresentam propriedades antialérgicas, antifúngicas e antiácaros. O campo magnético alivia dores na região lombar, combate a insônia e favorece a desintoxicação do organismo.
Além de optar por um colchão e travesseiro ideais para um repouso reparador, é importante também utilizar roupas de cama leves e transpiráveis, como as de algodão ou linho.
Conforme vimos, o controle da temperatura corporal é muito importante para um sono tranquilo e reparador. Agora que você já viu algumas dicas sobre como dormir bem no calor, tente colocá-las em prática para garantir uma melhor qualidade de vida.
Gostou do post? E você, o que faz para dormir melhor nos dias quentes? Compartilhe a sua experiência conosco deixando um comentário!