A ansiedade é uma reação normal, causada por situações desagradáveis, como falar em público, se atrasar para compromissos, ficar preso no trânsito etc. No entanto, em altos níveis ela pode afetar o sono e, consequentemente, a qualidade de vida.
Quando a pessoa está ansiosa, o corpo reage de diversas maneiras, com mudança na temperatura, stress e tensão muscular. Como consequência, surgem sintomas como úlceras, dores nas costas, irritabilidade, distração e cansaço. À noite, a pessoa não consegue se desligar dos problemas e acaba sofrendo com a insônia.
Dicas para tratar ansiedade e sono
Embora os medicamentos possam parecer uma solução fácil e imediata para a insônia, eles nem sempre são a mais adequada. A mudança de certos hábitos é valiosa, agindo sobre ansiedade e sono, garantindo melhora na qualidade de vida a longo prazo. Confira algumas dicas e pare de sofrer para dormir!
Praticar exercícios físicos
Com tantas responsabilidades, não sobra tempo para fazer academia, caminhar ou praticar esportes. E isso impacta negativamente na hora de dormir.
Subir escadas, andar de ônibus em pé ou ir à padaria caminhando são atividades simples que podem ser incorporadas à rotina e colocam o corpo para gastar energia. No fim do dia, isso faz a diferença para um sono melhor.
Ter uma alimentação adequada
A ingestão de alimentos pesados antes de dormir impacta negativamente o sono. Os ansiosos podem desenvolver o hábito de comer compulsivamente à noite, o que acarreta problemas a longo prazo, como a obesidade.
Comer antes de ir para a cama faz o organismo se concentrar na digestão, deixando o sono em segundo plano. Dessa forma, é recomendável consumir alimentos leves, como sopas, carnes brancas, frutas e alguns tipos de chás.
Ter disciplina nos horários
Ver televisão ou navegar na internet são atividades comuns para quem quer descansar e relaxar. Contudo, é preciso ter atenção, pois ficar até tarde assistindo a filmes ou seriados pode fazer a pessoa passar da hora de dormir e não dar tempo suficiente para o corpo descansar.
Dormir pouco faz a pessoa acordar cansada e, ao longo do dia, as energias esgotam rapidamente. Sendo assim, tente se desligar do mundo e procure ir para a cama sempre no mesmo horário.
Usar a cama apenas para dormir
Para não ficar rolando na cama, muitas pessoas usam o celular para ver vídeos, ler e-mails ou navegar nas redes sociais. Entretanto, uma dica valiosa é usar a cama apenas para dormir. As luzes das telas prejudicam o ciclo biológico do sono, despreparando o organismo para o repouso adequado.
Por isso, é importante ir para a cama somente quando estiver com sono. Se não conseguir adormecer após alguns minutos, levante-se e vá para outro ambiente ler um livro ou fazer outra atividade calma. No dia seguinte, acorde no mesmo horário de sempre para acostumar seu corpo à rotina.
Fazer exercícios de respiração
Os exercícios de respiração são grandes aliados de quem sofre de insônia. Embora eles não sejam milagrosos, essa prática ajuda a regular a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca, acalmando o corpo e a mente.
Existem muitos exercícios, mas todos se baseiam em inspirar, prender o ar e expirar com duração e frequência constantes. Por meio dessa atividade, fica mais fácil pegar no sono e não sofrer com o cansaço durante o dia.
Dica bônus: verificar a qualidade do colchão
O colchão é um fator determinante para uma boa noite de descanso. De nada adianta mudar hábitos para tratar a ansiedade e o sono se, no fim das contas, seu colchão é de qualidade duvidosa e causa dores no corpo.
Não subestime a importância de adquirir um bom colchão. Existem modelos sofisticados e com tecnologia de ponta, que ajudam a reduzir os desconfortos e melhorar a circulação, possibilitando uma noite de sono agradável e revigorante.
Descansar é primordial para viver bem. Ansiedade e sono andam juntos, por isso muitas pessoas sofrem de angústia quando não conseguem descansar. Dormir melhor e ter mais vitalidade é possível, basta ter dedicação para mudar alguns costumes!
Se você gostou deste artigo, continue aqui no blog e leia sobre a importância do sono para o raciocínio e para a memória!