Afinal, as cores para quarto podem influenciar na qualidade do sono?

Você sofre com insônia? Esse é o mal do século e um tormento em nossas vidas.

Ficamos cansados após uma noite mal dormida e a nossa produtividade cai de forma vertiginosa. Vários aspectos influenciam na qualidade do sono, inclusive as cores que usamos na decoração.

Mas como saber quais as melhores cores para quarto? É sobre isso que vamos falar neste post. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!

Entenda mais sobre a influência das cores

A influência das cores em nossa qualidade de vida há muito tempo é estudada por diferentes áreas. A Psicologia afirma que elas afetam diretamente nossas emoções, podendo influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos.

Para a Cromoterapia, cores e seus diferentes tons têm vibrações energéticas que produzem mudanças químicas no organismo e interferem na saúde física e mental.

Feng Shui entende que há uma cor para cada área do baguá, diagrama que se relaciona com aspirações da nossa vida e estimula o nosso chi (energia vital). Essa prática é muito usada em decorações, visando uma energia ideal para cada tipo de ambiente.

Confira quais são as melhores cores para quarto

Um estudo realizado pela rede de hotéis britânica Travelodge, abrangendo 2 mil casas, investigou a influência das cores no sono. Essa pesquisa concluiu que as principais cores relacionadas à quantidade de horas de repouso de que necessitamos (entre 7 e 8 horas) são:

  • azul: 7 horas e 52 minutos;
  • amarelo: 7 horas e 40 minutos;
  • verde: 7 horas e 36 minutos;
  • prata: 7 horas e 33 minutos;
  • laranja: 7 horas e 28 minutos;
  • vermelho: 6 horas e 58 minutos;
  • dourado: 6 horas e 43 minutos;
  • cinza: 6 horas e 12 minutos;
  • roxo: 5 horas e 56 minutos.

De acordo com esses resultados, podemos observar que as cores azul, amarelo e verde estimulam maior quantidade de horas de repouso. Mas não basta pintar as paredes com uma dessas cores: o tom também é muito importante, como veremos a seguir.

Veja como os tons das cores influenciam na qualidade do sono

A qualidade do sono depende do nível de relaxamento que conseguimos nas horas de repouso. De acordo com a Cromoterapia (terapia das cores), os tons também influenciam nossos estados emocionais, energizando ou relaxando.

Quanto mais clara a cor, mais harmonioso e tranquilo será o quarto. As cores neutras são indicadas para quartos saudáveis. Dessa forma, é importante optarmos por cores mais claras, suaves e neutras.

Cores claras

Para um sono tranquilo e reparador, são indicadas as seguintes cores:

  • azul — auxilia na qualidade do sono de adultos e reduzem o choro do bebê. Remete ao céu e ao oceano, transmitindo paz, harmonia e tranquilidade, sendo a melhor opção para o relaxamento. Em nossa retina, existem receptores especializados, as células ganglionares, sensíveis à cor azul;
  • verde — promove o equilíbrio, acalma e diminui o estresse, melhorando o humor. Remete a frutos e flores, criando um ambiente equilibrado e harmonioso;
  • amarelo — auxilia na concentração, melhora do humor e ameniza problemas ósseos.

Cores escuras

Já as cores e tons escuros provocam um sono agitado:

  • roxo e marrom — são estimulantes, provocam sono agitado e pesadelos. Deixam os ambientes pesados e tristes;
  • vermelho — a mente fica mais dispersa e agitada, podendo causar pesadelos também;
  • cinza — provoca sensação de tristeza.

Agora que sabemos quais as melhores cores para quarto e suas influências na qualidade do sono, é importante lembrar que elas devem ser sentidas, experimentadas e escolhidas de acordo com as preferências individuais.

Gostou das informações deste artigo? Então, curta a nossa página no Facebook para continuar nos acompanhando e saber mais novidades!

Entre em Contato
pelo WhatsApp