Você sabia que é necessário fazer a limpeza de colchão periodicamente?
Assim como o enxoval, móveis e utensílios da casa, esse item também precisa ser higienizado. O intuito é manter a durabilidade e garantir saúde para quem dorme sobre ele.
Mas é muito importante fazer essa limpeza corretamente, para que seja eficaz e o colchão não apresente danos. Por isso, neste post listamos algumas dicas de como higienizá-lo do jeito certo. Confira!
Por que é preciso fazer limpeza de colchão?
Como qualquer outro objeto, o colchão também acumula sujeira com o tempo. Por mais que tenhamos o cuidado de trocar a roupa de cama e manter o ambiente limpo, isso vai acontecer.
A limpeza de colchão precisa ser feita periodicamente para eliminar resíduos que tenham se depositado sobre ele. Aqui estão inclusos poeira, suor, ácaros, células epiteliais, cabelos e pelos corporais e outras impurezas.
Mas o colchão não pode ser lavado como cobertores, fronhas e lençóis. Ele precisa de uma limpeza personalizada para ficar de fato higienizado, sem comprometer sua estrutura e tecidos.
Veja a seguir nossas dicas para que você higienize seu colchão, prevenindo alergias na pele e respiratórias, além de manter um odor agradável na cama.
Use bicarbonato e aspirador de pó
Além de ser um ingrediente usado na culinária, o bicarbonato de sódio também é um excelente aliado na limpeza do colchão. Ele ajuda a eliminar odores e impurezas e reequilibra o PH dos materiais.
Basta polvilhá-lo sobre o colchão concentrando-o nos lugares mais afetados. Deixe agir por cerca de 30 minutos e esfregue delicadamente com uma escova macia. Mantenha por mais 30 minutos e retire todo o bicarbonato com o aspirador de pó.
Faça a remoção de manchas
O tipo de mancha a ser removida implica bastante na forma como será feita a limpeza de colchão. E, para isso, podemos utilizar receitas com ingredientes encontrados em casa, como o já citado bicarbonato e, também, vinagre e detergente neutro.
De toda forma, um produto eficaz para todos os tipos de manchas são aqueles específicos para higienização de estofados. Eles são fabricados com enzimas que quebram as moléculas presentes na mancha e basicamente as derretem.
Elimine odores
Odores também se impregnam nos tecidos do colchão, mas podem ser eliminados. Esse é o caso do cigarro e da urina, sendo que ambos podem ser combatidos utilizando vinagre branco.
No caso do cigarro, utilize um pano de cor clara, molhe-o com vinagre de álcool e aplique sobre o colchão. Deixe agir por alguns minutos e, com um pano úmido, retire o excesso do produto. Depois, use uma toalha seca para minimizar a umidade e deixe secar naturalmente.
Para a urina, prefira fazer uma solução de partes iguais de vinagre e água quente. Use um pano claro para aplicar essa mistura no local e aguarde alguns minutos. Utilize um pano seco e claro para retirar o excesso de umidade e deixe secar naturalmente.
Retire marcas de suor
Quando o problema for suor, para fazer a limpeza de colchão misture meio copo de água morna com meio copo de vinagre de álcool e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Use um pano claro para aplicar essa solução sobre o local e um pano úmido para retirar o excesso. Em seguida, um pano seco para retirar a umidade e deixe secar naturalmente.
Vale lembrar que periodicamente você precisa rotacionar o colchão conforme indicado pelo fabricante. Isso ajudará a manter a estrutura igual e permitirá que o tecido ventile.
Se for possível, deixe que ele tome sol para eliminar ácaros e o excesso de umidade capturada do ar. Mas não deixe o colchão muito tempo no sol forte.
Fazer limpeza de colchão periodicamente é fundamental para que você garanta saúde e qualidade de vida para si mesmo. Afinal, você passa muitas horas sobre ele, então, é importante que esteja adequado para seu descanso.
Além de fazer a limpeza, você também deve optar pelo melhor colchão para si. Veja este outro artigo com cinco dicas infalíveis para escolher o colchão ideal.