Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu tão cansado ao final do dia que mal conseguia fechar os olhos para descansar! No entanto, antes de tomar medicamentos mais fortes, que tal aprender a beber um bom chá para dormir?
Na maioria das vezes, essas bebidas são compostas de propriedades calmantes, que ajudam o organismo a relaxar e promovem diversos outros benefícios. Neste post, vamos apresentar os benefícios do chá e quais são os melhores para dormir. Confira!
Quais são os benefícios dos chás?
Alguns chás são poderosos antioxidantes e ajudam a melhorar a saúde. Veja:
- auxiliam na beleza da pele;
- eliminam as toxinas;
- purificam o organismo e, por consequência, têm a capacidade de relaxar os músculos e a mente;
- ajudam a aliviar o estresse.
Além de conterem baixo teor calórico, os chás têm efeito digestivo, proporcionando bem-estar a pessoas que sofrem de desconfortos gástricos.
De que forma os chás agem para melhorar a noite de sono?
Os chás apresentam um efeito calmante sobre o corpo e provocam uma sensação de bem-estar e alívio. Além disso, muitos deles têm um efeito sedativo, regulando a ação das células do sistema nervoso e amenizando os níveis de ansiedade.
Já outros contêm um efeito antiespasmódico e vasodilatador, atuando como um relaxante muscular, além de apresentar um grande poder anti-inflamatório.
Como preparar um chá?
Ao contrário do que muitos pensam, não se deve preparar o chá logo antes de dormir, mas no mínimo 1 hora antes do horário em que você pretende se deitar. Para conservar os nutrientes, indica-se realizar uma infusão, ou seja, misturar folhas, flores ou ervas em água quente e abafar durante 5 minutos. Chás à base de caule ou casca devem ser fervidos por 2 a 5 minutos.
Já os chás de saquinho devem descansar em água por 2 minutos. Com isso, todas as propriedades do chá são aproveitadas, além de desfrutar um melhor sabor. O ideal é não utilizar açúcar ou adoçante, mas você pode adicionar uma colher de mel se desejar.
Quais são os principais chás para dormir?
Chá de camomila
Um dos chás mais tradicionais pela sua ação calmante é o chá de camomila — muito recomendado para quem deseja uma noite de sono tranquila. Além de atuar contra a insônia, a bebida ajuda a reduzir dores musculares, cólicas menstruais e de bebês, e ameniza problemas digestivos e gripes.
Além de utilizar a camomila para preparar o chá, você também pode adicionar outros ingredientes, como limão e gengibre, fonte de antioxidantes. Dessa maneira, é possível fazer um chá detox e relaxante, que auxilia a limpar o organismo antes de dormir.
Chá de lavanda
Outro chá para dormir excelente é o chá de lavanda. De fragrância suave, uma xícara da bebida antes de deitar auxilia na redução do estresse, permitindo maior relaxamento do corpo e amenizando dores de cabeça, doenças respiratórias e febre.
Por apresentar propriedades calmantes, ela é usada na aromaterapia, ajudando em casos de ansiedade e depressão. Em decorrência dos benefícios, o chá facilita o relaxamento e melhora a qualidade do sono.
Chá de Photon Tea
Também conhecido como chá-verde e de ervas, o Photon Tea é indicado para quem sofre com problemas alimentares. Ele atua no equilíbrio do sistema digestivo, desintoxica e, por consequência, deixa o organismo mais leve para uma boa noite de descanso.
Chá de erva-cidreira
Assim como o de camomila, o chá de erva-cidreira também é ideal para o tratamento de ansiedade e estresse. Seja quente, seja frio, ele é delicioso e promove uma grande sensação de relaxamento.
É recomendado para quem sofre com dores de cabeça, cólicas, gripes e também para quem está na luta contra a celulite. Uma xícara da bebida pouco antes de dormir pode ajudá-lo a mandar para longe a insônia.
Chá de maracujá
Se o suco é bom, imagine um chá quentinho na hora do seu descanso! Por conta da agitação, ansiedade e estresse do dia a dia, muitas pessoas podem ter insônia, um distúrbio persistente, que é caracterizado pela dificuldade em dormir e permanecer dormindo.
Para evitar esse problema, é essencial buscar uma alternativa. Os chás com propriedades calmantes são muito úteis nessa questão. Assim, se você busca um bom remédio para evitar a insônia, o chá de maracujá é uma excelente opção. Feito a partir das folhas, ele reduz o inchaço, controla o colesterol e tem ação diurética.
Além disso, a bebida é ideal para quem tem hipertensão, ajudando a diminuir a pressão arterial.
Chá de passiflora
Muito indicada no tratamento da depressão e da hiperatividade, a passiflora tem efeito tranquilizante, antidepressiva e ansiolítica, que oferece uma qualidade de sono melhor e ameniza a ansiedade. Quem sofre com problemas de concentração também pode se beneficiar com o chá de passiflora.
A planta também apresenta função antiespamódica, combatendo contrações involuntárias dos músculos, além de diurética. A passiflora pode ser indicada para o tratamento de dores de cabeça de origem nervosa, como inquietudes.
Chá de valeriana
Esta é uma das ervas mais indicadas para as pessoas que não consegue dormir bem à noite. Além de tratar a ansiedade, a valeriana combate a insônia e a enxaqueca, ajuda nos sintomas da menopausa e tem ação cicatrizante.
Ela age no Sistema Nervoso Central, o que promove o relaxamento e diminui as tensões musculares e nervosas. Além disso, atua no sono de ondas lentas, aumentando a sensação de sono reparador. Em alguns casos, o chá pode ser tomado até 3 vezes ao dia.
Chá de erva-de-são-joão
Esta erva trata-se de um anti-inflamatório natural que apresenta vitamina C. Ela faz parte dos compostos dos chás que auxiliam em uma boa noite de sono e também está presente em alguns antidepressivos, já que é bastante eficaz no tratamento de depressão leve a moderada ansiedade.
Chá de melissa
Cultivada em todo o mundo, a melissa é uma planta da mesma família do boldo, da menta e hortelã. Ela é muito reconhecida por apresentar propriedades relaxantes, sendo utilizada por muitos anos como calmante. A melissa é uma erva muito eficaz no combate à ansiedade e nervosismo. Ela também apresenta propriedades digestivas. Portanto, você pode ingerir a bebida após a última refeição do dia. Além disso, o chá contém atividade sedativa, auxiliando no relaxamento, no controle das emoções e na indução ao sono.
Chá de capim-limão
Também conhecido como capim-santo e capim-cidreira, essa erva apresenta uma atividade farmacológica para diversos distúrbios, como má digestão, ansiedade e insônia. Apesar de ser conhecida como chá detox, o capim-limão também é uma excelente opção para ser tomado à noite.
A bebida contém propriedades sedativas, promovendo um efeito calmante. Além disso, não apresenta cafeína, sendo um excelente chá para combater a insônia e induzir o sono.
Chá de mulungu
A Erythrina mulungu é conhecida como mulungu e apresenta muitas propriedades devido aos efeitos calmantes e sedativos. Portanto, é bastante eficaz no tratamento do estresse, além de ser conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.
Chá de funcho com gengibre
O gengibre auxilia na melhoria da digestão, e o funcho atua de maneira benéfica no sistema digestivo. Por isso, misturar os dois pode ajudar o corpo a se acalmar com maior facilidade.
Chá de lúpulo
Um bom remédio caseiro para auxiliar a dormir é o chá de lúpulo. Essa planta apresenta ações calmantes e é uma boa aliada no combate à insônia. Além disso, é sonífera, relaxante muscular, antibacteriana, laxante e antisséptica, que age de maneira benéfica no organismo.
As partes do lúpulo que são usadas para preparar o chá são as flores, que são comercializadas em várias lojas de produtos naturais.
Chá de hortelã
O chá de hortelã apresenta propriedades calmantes, auxiliando a tranquilizar a mente. Além disso, a erva ajuda na digestão e reduz os gases, o que garante um conforto maior no momento de dormir.
Assim, uma boa dica é preparar esse chá para relaxar o corpo ao final do dia. Para variar, também é possível fazer combinações com canela, dando um sabor a mais.
Chá de alfazema
O chá de alfazema deve fazer parte da rotina de alimentação. Muitas pessoas têm o hábito de tomar um banho relaxante com a fragrância da planta. Entretanto, muitos esquecem que o chá também apresenta diversos benefícios.
A alfazema apresenta propriedades analgésicas, calmantes e auxilia a aliviar a tensão do corpo no fim do dia. Por isso, o ideal é beber o chá alguns minutos antes de ir para a cama.
Como dormir mais e melhor?
Esses chás devem ser feitos pelo menos uma hora antes de você se deitar e alguns rituais noturnos podem ser praticados para melhorar ainda mais a qualidade do sono, como:
- evitar fazer refeições pesadas, com excesso de açúcar e gordura logo antes de dormir;
- deitar um pouco antes do horário em que você está acostumado a dormir, permitindo que o corpo relaxe;
- deixar o ambiente escuro para permitir a produção de melatonina, o hormônio do sono;
- evitar o consumo de bebidas e alimentos estimulantes, como chocolate, café, chá-preto e chá-verde.
Outra boa dica é procurar a ajuda de um nutricionista ou médico antes de começar a ingerir os chás. Apesar de as ervas serem naturais, muitas delas devem ser evitadas por períodos longos, podendo provocar danos à saúde.
Agora que você conheceu algumas sugestões de bebidas que podem ajudá-lo a dormir melhor, vamos colocar em prática! Não se esqueça de que, além do chá para dormir bem, é preciso aliar ao seu dia uma boa alimentação, rica em nutrientes, e acrescentar, pelo menos, 3 vezes na semana, algum tipo de atividade física para melhorar a sua qualidade de vida e, por consequência, sua noite de sono. Além disso, ingira o chá pelo menos 1 hora antes de você deitar e, para fazer efeito, evite a bebida durante o dia.