Como um colchão ruim pode impactar a sua saúde? Entenda!

Dormir bem é muito importante para uma boa qualidade de vida. Por esse motivo, o local onde descansamos deve ser escolhido da melhor maneira possível, afinal, é capaz de impactar positiva ou negativamente a nossa saúde. Ou seja, se você tiver um colchão ruim possivelmente o seu cotidiano será afetado.

Isso porque a qualidade do seu sono está diretamente ligada ao seu bem-estar e, para uma boa noite de descanso, nada mais aconselhável do que um bom colchão. A medicina recomenda que tenhamos 8 horas de descanso por noite e quem segue essa recomendação passa, em média, 3 mil horas por ano deitado, ou seja, um terço de nossas vidas.

Ou seja, temos que ficar atentos e cuidar da saúde ao valorizar um descanso adequado. Leia nosso post até o fim e conheça os danos que um colchão de baixa qualidade pode trazer! Vamos lá?

Conheça os danos que um colchão ruim pode provocar à saúde

São inúmeras desvantagens de se usar um colchão ruim, ou seja, inadequado para seu peso e altura. Vamos listar algumas consequências que podem ser evitadas ao escolher um bom colchão. São elas:

Doenças cardiovasculares

Pessoas que dormem menos de 6 horas por noite apresentam o dobro do risco de terem um infarto, derrame e hipertensão arterial. O repouso é a hora em que o coração bate mais lentamente, a pressão arterial diminui e o volume de sangue circulante é menor. Logo, é o momento de descanso para o sistema circulatório.

Por isso, é importante ter em mente que o tempo de descanso ideal para uma pessoa adulta é em média 8 horas de sono. Vale lembrar que as pessoas desenvolvem esse quadro com uma rotina irregular e não apenas com uma noite mal dormida.

Ansiedade

A má qualidade do colchão pode dificultar o adormecer das pessoas que, consequentemente, também poderá afetar o lado emocional — já que a mente precisa se desligar para descansar, e isso não ocorre quando se está acordado. A possibilidade de sofrer de ansiedade e depressão aumenta em 14% para cada hora a menos de sono quando se trata de pessoas que não conseguem dormir o necessário para um repouso pleno.

Dores na coluna

Dor lombar, cervical e dorsal são problemas comuns de coluna e se agravam quando o colchão não é adequado ou está velho. Frequentemente, as pessoas deixam o problema se agravar por não terem o conhecimento sobre detalhes como a densidade, altura e peso. Cada usuário tem um produto que se adapta melhor ao seu biotipo, além de outros fatores, como a escolha de colchão de molas ou de espuma.

Alergias

Com o passar do tempo, o colchão acumula milhares de ácaros, e eles produzem excrementos que provocam alergias. Por meio de vias respiratórias, as doenças mais comuns são: asma, rinite e sinusite. Na pele, pode causar dermatite atópica, urticária, entre outras. Portanto, limpe seu colchão e o conserve para evitar esses transtornos.

Cansaço

Após uma péssima noite de sono, a pessoa se sente, muitas vezes, mais cansada do que estava no dia anterior. Acordar com dores no corpo e indisposição são alguns dos problemas causados por um colchão ruim ou desgastado pelo tempo de uso. Evite esses transtornos ao comprar um colchão de boa qualidade.

Distúrbios do sono

Insônia, agitação e a falta de capacidade de relaxar enquanto dorme são algumas das características dos distúrbios do sono, que podem ser desenvolvidos pelo uso de um colchão ruim.

A má qualidade do objeto leva a dores frequentes na musculatura, que desencadeiam esses sintomas. A situação pode ficar grave, pois, pode resultar em graves doenças crônicas.

Queda no sistema imunológico

Se você julga adoecer com muita frequência, o problema pode estar na má qualidade do colchão utilizado. Dormir bem regula o nosso sistema imunológico e quando o colchão não contribui para um sono tranquilo e saudável, faz com que você tenha um sono agitado, acordando várias vezes e impedindo de completar todas as fases do sono. É assim que sua imunidade pode ficar baixa e deixar o seu organismo mais vulnerável a doenças.

Principais sinais de que o colchão está ruim e está na hora de trocar

Você deve estar se perguntando o que define um colchão que não está mais adequado ao uso. Fique ligado aos sinais abaixo e avalie se não está na hora de trocar o seu.

O preenchimento do colchão se deslocou

Com o uso diário do colchão, o material interno pode se deslocar e deixar umas áreas mais elevadas do que as outras. Essa falha de nivelamento pode diminuir a capacidade de apoio do colchão e prejudicar a sua coluna.

O mais comum é que isso ocorra em colchões feitos de espuma, mas também ocorre naqueles de melhor qualidade se o uso se estender por um longo período.

Você não consegue dormir

Nem sempre a insônia é causada por uma situação de estresse ou ansiedade. Se você passou por uma avaliação e seu psicológico está ok, mas mesmo assim não consegue dormir, saiba que o problema pode estar no colchão.

O colchão ruim também pode ser o motivo de você dormir a noite toda, mas acordar sentindo cansaço. Portanto, faça um check-up e considere a troca do colchão se a saúde estiver em dia.

Você tem crises alérgicas

Quando chega a hora de dormir você passa por uma crise alérgica? Mesmo sem ter gatos, com a roupa de cama adequada, travesseiros novos e o clima agradável, ainda sim o seu nariz entope e você não para de espirrar? Esse é um claro sinal de que está na hora de considerar a limpeza ou a troca do seu colchão.

A sua saúde não é mais a mesma

Mesmo que o seu colchão ainda esteja em bom estado, alguns fatores podem fazer com que você precise trocar por um modelo mais adequado, como os ortopédicos ou com tecnologia infravermelha.

Lesões ósseas, musculares ou até mesmo as mudanças significativas de peso traz a necessidade de troca por um colchão de melhor qualidade ou com alguns recursos que promovam melhorias a saúde, como o magnetismo.

Saiba como fazer uma boa limpeza e no colchão

Por mais que o produto seja novo, é bom realizar uma boa limpeza regularmente — devido aos ácaros e poeira. Para isso, utilize um pano de microfibra e passe na superfície para tirar a poeira. Evite passar pano muito úmido para não proliferar os microrganismos. A higiene faz parte da manutenção e você também pode utilizar um bom protetor impermeável.

Faça a conservação do produto de forma prática

Pegue o termo de garantia do produto e observe as instruções que o fabricante orienta a realizar. Ocupe todo o colchão para equilibrar as partes que mais são usadas para o repouso e compense onde não foi aproveitado ainda. Faça o rodízio: inverta a posição e gire para nivelar a diferença de peso.

Um colchão ruim pode trazer graves danos à saúde. Para evitar esses transtornos e desconforto, devemos ter cuidado e atenção na aquisição de um produto tão importante e necessário em nossas vidas. Portanto, na hora de trocar ou adquirir um novo, procure uma loja especializada que esteja habilitada a fornecer produtos de alta qualidade e garante um colchão de boa durabilidade e adequado às suas necessidades.

A Kenko Patto é a única marca de origem japonesa no Brasil com colchões de densidade progressiva, que mantém uma melhor anatomia da coluna. Entre em contato conosco e melhore a qualidade do seu sono.

Entre em Contato
pelo WhatsApp