Medidas para evitar dor nas costas são a melhor alternativa para terminar a jornada de trabalho com mais disposição e sem tensões pelo corpo. Além disso, também aumentamos a produtividade e temos um dia mais tranquilo e agradável, sem esses incômodos.
Diversas situações podem deixar as costas doloridas durante a jornada laboral, como ficar muito tempo sentado ou em pé, não regular a altura da cadeira, máquinas e instrumentos ou permanecer sempre na mesma posição.
Por ser um problema comum e recorrente, preparamos este artigo trazendo algumas dicas de como evitar a dor nas costas para ter mais qualidade de vida no trabalho. Continue lendo e veja como finalizar melhor o seu dia para aproveitar as horas de descanso.
1. Mude de posição frequentemente para evitar dor nas costas
Nossa primeira dica para você evitar dor nas costas é mudar a posição em que você está durante a jornada de trabalho. Por ficarmos distraídos com as nossas atividades, nem sempre nos lembramos de fazer isso.
O que acontece é que permanecemos um bom tempo parados do mesmo jeito, com a mesma configuração de pernas ou sem movimentar o tronco. O resultado disso é uma sobrecarga ou esforço excessivo da coluna e seus músculos.
Sendo assim, fique atento quando estiver trabalhando para se movimentar, mesmo que você não saia do lugar. Preste atenção à posição das suas costas, ao modo como está sentado, como posiciona suas pernas e braços, assim por diante. Sempre procure se ajeitar de um modo diferente para tirar a tensão do corpo.
2. Caminhe ou sente-se um pouco
Algumas atividades exigem que o trabalhador fique muito tempo em pé ou sentado, mas em nenhum dos dois casos isso é positivo. Afinal, nas duas situações acontece uma sobrecarga da coluna e da musculatura, então, ao longo do dia isso causará dores nas costas.
Quem trabalha muito tempo em pé precisa tirar alguns minutos para sentar-se um pouco. É importante fazer uma pequena caminhada para ativar a circulação sanguínea e depois deixar que as costas e as pernas descansem, tirando o peso de cima delas.
No caso de quem trabalha sentado, é fundamental levantar-se periodicamente também para ativar a circulação sanguínea e mudar a posição da coluna. Permanecer muito tempo nessa postura promove a tendência de arquearmos nas costas, forçando essa estrutura.
3. Faça alongamentos para evitar dor nas costas
Os alongamentos são atividades fundamentais para evitar dor nas costas e em todas as outras partes do corpo. Eles são exercícios leves que podem ser praticados por qualquer pessoa e em qualquer lugar, já que tomam alguns poucos segundos apenas.
Quando fizer as suas pausas para caminhar ou sentar-se um pouco, procure alongar a coluna. Desse modo, você ativará a circulação sanguínea dessa região, aliviará a atenção sobre a musculatura e também aumentará a flexibilidade, evitando lesões dolorosas.
Para se alongar, basta esticar as costas permanecendo na posição por alguns segundos. O ideal é alongar para esquerda, para a direita e arquear o tronco para frente tentando tocar os dedos dos pés. Elevar os braços acima da cabeça também ajuda a tirar a tensão da coluna.
4. Regule corretamente a cadeira para evitar dor nas costas
Uma cadeira desregulada pode ser uma grande tortura para a coluna. Sendo assim, você pode evitar dor nas costas ajustando esse móvel de acordo com a atividade que você desempenhará e também a sua altura.
É fundamental que observe a inclinação do encosto, do acento e também a altura em que a cadeira está em relação à sua mesa, bancada ou outra área usada. Ela precisa acomodar corretamente o seu tronco e o quadril, dando sustentação para a lombar.
Se você precisar ficar olhando para cima, arquear-se para baixo ou seus braços ficarem altos demais, é indício de que a cadeira está desregulada para sua altura. Não se esqueça da importância de optar por uma peça que seja ergonômica e esteja conforme o seu trabalho para que você fique confortável.
5. Organize o seu ambiente de trabalho
Além de regular a sua cadeira, para evitar dor nas costas também é preciso organizar o seu ambiente de trabalho da melhor forma possível. A posição e altura do computador, o local onde está o mouse ou teclado, as máquinas, seus instrumentos, entre outros detalhes, precisam ser pensados cuidadosamente.
Toda a configuração e layout do ambiente devem facilitar as suas atividades para que você fique em uma posição confortável enquanto estiver trabalhando. É fundamental ter uma ampla visão e alcançar facilmente tudo aquilo que você utiliza no dia a dia.
Assim você poderá manter a postura correta sem adotar posições que vão forçar a sua coluna. Então, além de aumentar a sua produtividade, você não provoca tensões sobre o seu corpo e termina o seu dia sem nenhum incômodo.
6. Use sapatos confortáveis para evitar dor nas costas
Uma questão muito importante sobre dor nas costas, e também desconhecida pela grande maioria, são os calçados. Você sabia que a escolha errada deles causa sobrecarga em nossa coluna deixando-a dolorida no final do dia e causando problemas ao longo do tempo?
Isso acontece porque os sapatos favorecem ou interferem negativamente em nosso equilíbrio, além de estarem relacionados com a circulação sanguínea e a nossa postura. É por isso que eles devem ser confortáveis e adequados para a profissão exercida.
Modelos muito apertados, com um acabamento de má qualidade, solado duro e saltos muito altos podem deixar as costas doloridas, em especial no caso de quem trabalha em pé. Sendo assim, prefira modelos ortopédicos ou semi-ortopédicos para acomodar melhor os pés e sentir o reflexo no restante do corpo, inclusive nas costas.
Benefícios da ergonomia no trabalho
A ergonomia laboral é o conjunto de medidas adotadas para garantir que o espaço está de acordo com as atividades que serão desempenhadas, assim oferece segurança e conforto para o trabalhador. Com ela evitamos acidentes de trabalho e problemas de saúde decorrentes dele, como as lesões por esforço repetitivo (LER).
Além de evitar dor nas costas, a ergonomia no ambiente de trabalho traz outros vários benefícios, tanto para o trabalhador como para a empresa, sendo alguns:
- redução de ausências e afastamentos;
- prevenção de doenças ocupacionais;
- aumento da produtividade;
- maior satisfação do trabalhador;
- mais dedicação e empenho do profissional;
- melhora da imagem da empresa;
- mais qualidade de vida;
- ambiente de trabalho harmônico e saudável.
Você pode evitar dor nas costas observando os seus hábitos no trabalho e seguindo essas dicas para corrigir possíveis erros. Mas, além disso, verifique aquilo que você faz em casa, porque a posição adotada para dormir, bem como a má qualidade do colchão, também podem ser responsáveis pelo seu desconforto.
A dor nas costas é um problema para muita gente. Por isso, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a se livrarem dela também!