Ficar em pé durante várias horas ou usar sapatos desconfortáveis por muito tempo são realidades bastante comuns entre as pessoas. No entanto, elas podem causar diversos problemas, como dores nas pernas e nos pés, devido à pressão exercida no chão. Para atenuar esse desconforto, a palmilha ortopédica é uma opção econômica e prática, que pode ser colocada em qualquer tipo de calçado.
Criadas para tratar problemas no corpo, as palmilhas apresentam diversos benefícios e fazem parte do guarda-roupas de muitas pessoas. Elas são desenvolvidas a partir de materiais específicos para tratar danos posturais, além de evitar dores nos tornozelos, joelhos, pés e pernas.
Esse tratamento é prescrito por um ortopedista e o uso inadequado sem o devido acompanhamento pode provocar efeitos negativos.
Com um bom investimento, é possível melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. Se você deseja conhecer os benefícios da palmilha ortopédica, acompanhe o nosso post de hoje. Boa leitura!
Quais são os benefícios da palmilha ortopédica?
Melhora a postura
Muitas pessoas sofrem com dores nas costas e a maioria dos acometidos não entende a relação entre o jeito de andar e os possíveis problemas na coluna. Os pés são os responsáveis pelo ângulo das pernas durante o andar e, para manter o equilíbrio, o tronco precisa se contrapor.
A maior parte das palmilhas convencionais modifica a anatomia natural dos pés e, consequentemente, o ângulo das pernas é alterado, gerando uma compensação da coluna e futuros problemas dessa parte do corpo por causa de uma postura ruim.
Ao usar a palmilha ortopédica, a anatomia é corrigida e respeitada, o que gera alívio e conforto.
Melhora as dores do dia a dia
Sentir dores nas costas e nos joelhos na hora de voltar para casa após o trabalho, além de calos nos pés, são problemas muito comuns no dia a dia das pessoas. Felizmente, a palmilha ortopédica pode ser uma ótima opção para auxiliar no tratamento desses incômodos.
Alguns tipos são ideais para a prevenção de lesões e outros são complementados com tratamentos diferentes, aumentando as chances de solucionar problemas como as dores na coluna.
Algumas doenças que podem ser tratadas com as palmilhas ortopédicas são:
- má postura;
- joanete;
- artrite;
- pé torto congênito;
- pé chato;
- pé cavo;
- tendinite;
- fascite plantar.
Embora isso varie entre indivíduos, as palmilhas costumam ser muito eficientes, melhorando dores nos pés e na coluna.
Auxilia quem tem problemas com pisadas
Os problemas com pisadas são muito frequentes e é comum que, ao pisar, o pé fique mais para um lado do que para o outro. Isso não seria um grande incômodo, se não fosse um fator que aumenta o risco de lesões. Portanto, corrigir esse problema é essencial e o uso de palmilhas ortopédicas é uma das melhores soluções.
Isso porque elas fazem com que ocorra uma redistribuição da pressão em toda a sola do pé e proporcionam um alinhamento do membro inferior, o que aprimora a biomecânica da corrida e caminhada, auxiliando também no tratamento de lesões. Além disso, alguns modelos apresentam amortecedores em locais específicos dos pés, proporcionando ainda mais conforto.
Diminui os impactos nas articulações
Com as palmilhas tradicionais, a ação do andar sobre as articulações é enorme. Isso ocorre porque elas são incapazes de absorver todo o impacto provocado quando você anda.
Como ocorrem de forma silenciosa, os problemas e as dores só são percebidos com o tempo. Logo, o contato de um osso com o outro provoca uma inflamação ou até mesmo a perda de função da articulação, como no joelho.
No caso das palmilhas ortopédicas, elas são capazes de absorver o impacto e, consequentemente, as articulações não sofrem com o andar. O seu uso correto também pode amenizar as dores nesses locais.
Contribui para o conforto
As palmilhas proporcionam conforto no dia a dia e asseguram a melhoria da qualidade de vida. Como são personalizadas, elas se encaixam nos mais diversos calçados em que o uso é frequente.
Além disso, protegem contra inflamações, pois permitem que você ande sem sofrimento, mal-estar ou atrito nos pés. Com isso, os resultados são muito benéficos e efetivos.
Auxilia na prática de esportes
Atividades físicas são muito importantes para a saúde. No entanto, elas exigem cuidados para que não provoquem nenhum efeito negativo. As pessoas e os atletas que têm alta frequência esportiva necessitam ter muita cautela para não sofrerem com lesões.
Por isso, o amortecimento oferecido pela palmilha é essencial. Áreas como tornozelos, joelhos e tendões ficam mais protegidas quando os pés estão bem acomodados e menos suscetíveis aos impactos constantes com o chão.
Como escolher a palmilha ortopédica ideal?
Antes de escolher a sua palmilha ortopédica, é muito importante marcar uma consulta com um profissional qualificado para avaliar as reais necessidades e indicar a melhor para você.
A palmilha ortopédica é ideal para pessoas que já apresentam problemas instalados nos pés e nas pernas e estão em busca de tratamento. Elas podem ser compradas prontas, de acordo com o tipo de pé e número do calçado, ou produzidas segundo a anatomia de cada pessoa.
As palmilhas ortopédicas prontas, mesmo não sendo confeccionadas especialmente para cada paciente, proporcionam diferentes opções de formatos. Cabe ao indivíduo e ao médico identificar o tipo de pé após a avaliação, podendo ser ele plano ou cavo.
Como usar a palmilha ortopédica?
A palmilha precisa ser inserida aos poucos no dia a dia, conforme orientação médica.
No primeiro dia, o ideal é usá-la de três a quatro horas, aumentando até calçá-la o tempo inteiro. Dependendo da qualidade e do material do produto, ele dura de um a dois anos e pode ser lavado com água e sabão.
Como vimos, a palmilha ortopédica é muito importante, pois ajuda a melhorar a postura, contribui para o conforto e diminui os impactos nas articulações. Por isso, não deixe de adquirir a sua em lojas responsáveis, que garantam bem-estar e conforto.
Gostou deste post? Quer adquirir uma palmilha que alivia as dores nas pernas, diminui o inchaço e previne contra varizes? Então, confira o nosso produto e não deixe de experimentá-lo!