Encontrar o colchão ideal é indispensável para ter uma boa noite de sono. Mas o que levar em consideração na hora de comprar o seu? Um dos requisitos é conhecer quais são os tipos de mola para colchão, caso você opte por essa modalidade de produto.
Cada pessoa tem suas características físicas e necessidades, o que interfere na escolha do melhor tipo de mola para o colchão. Além disso, tomar essa decisão com cuidado é o que vai definir se você terá problemas na hora de dormir, afetando diretamente o seu descanso, conforto e qualidade do sono.
Pensando nessa situação, separamos as principais vantagens e diferenças de cada tipo de mola, para que você defina qual é a mais adequada para o seu caso.
Vamos conferir?
Ensacadas
Certamente, esse é o tipo de colchão de molas mais procurado nas lojas. O seu diferencial está na individualidade do molejo, em que cada unidade pode ser comprimida conforme a pressão exercida por determinada região do corpo.
Assim, a coluna permanece completamente alinhada durante o sono. O quadril, parte mais protuberante, fica encaixado, enquanto as outras porções da coluna continuam preenchidas pelas molas. Em conjunto com a espuma, isso garante o conforto que você precisa.
Se você divide o seu colchão com um companheiro, esse tipo de molejo é uma opção excelente. Isso porque a cada movimento realizado por qualquer um dos dois, as molas não se mexem, pois não estão interligadas. Dessa forma, o sono e o conforto não são afetados.
Além disso, os ruídos — velhos conhecidos dos colchões de molas — também são evitados por completo ao adquirir esse tipo de colchão, pois o fato das molas serem ensacadas não permite o atrito entre essas estruturas.
No entanto, na hora da compra, fique atento! Nem todo colchão com molas ensacadas é igual. Quanto maior a altura e a quantidade de molas por metro quadrado, melhor será o produto.
Bonnel
Esse é um dos tipos de mola para colchão com preço mais acessível no mercado. Produzida com fios de aço e temperada com carbono, a mola bonnel é bicônica e tem o formato de ampulheta.
Assim, dois cones estão situados de forma oposta na estrutura com um estreitamento no meio. Isso fornece uma maior elasticidade ao colchão e conforto ao dormir.
Mas existem algumas desvantagens ao escolher esse produto. Devido à característica entrelaçada do molejo, a movimentação do corpo durante o sono afeta todo o colchão.
Para uma cama de casal, portanto, esse modelo não é indicado, porque, a cada movimento de um parceiro, o outro será imediatamente afetado. Além disso, o ruído resultante do atrito entre as molas pode ser bastante incômodo no meio da noite.
Outro ponto negativo é a posição da coluna: com as molas bonnel, as costas ficam curvadas, em formato de canoa, o que não é ideal para a sua saúde.
Verticoil
Praticamente com as mesmas características das bonnel, as molas verticoil também são fabricadas no formato bicônico. Como diferencial, o número dessas estruturas por metro quadrado é 30% maior, o que aumenta a qualidade do produto.
Dessa forma, o efeito de balanço e os ruídos produzidos a cada movimento exercido sobre o colchão é reduzido — podendo ser utilizado por casais sem grandes problemas. Além disso, a flexibilidade desse colchão é adequada para fornecer a comodidade necessária durante o sono.
Superlastic ou multilastic
Construídas com molas contínuas e entrelaçada, a superlastic (ou multilastic) tem como característica a posição horizontal dessas estruturas.
Esses modelos de colchões tem, ainda, uma maior quantidade de molas na sua composição. Por isso, distribuem o peso corporal da melhor forma possível e se adequam aos contornos do corpo de maneira correta.
Apesar de ser mais firme que as molas bonnel, um colchão com molas superlastic ou multilastic também balança bastante com movimentos e pode gerar barulhos.
Miracoil
As molas miracoil são fabricadas com um fio contínuo, o que fornece uma maior durabilidade ao colchão. Elas foram desenvolvidas para colchões de elevada qualidade, acomodando uma pessoa com excelência e conforto, distribuindo melhor o peso e mantendo o alinhamento do corpo.
Mas atenção: para as pessoas que preferem colchões mais flexíveis, essa não é uma boa opção. Extremamente rígidas, as molas miracoil tem uma espessura de 2,2 mm, o que torna esse colchão bem mais duro do que os outros.
LFK
Compostas por molas cônicas com terminações retangulares, o molejo LFK tem um movimento de “dobradiça”, permitindo uma maior independência de posições do que os outros tipos de mola disponíveis. Assim, a estabilidade e o conforto desse colchão são elevados.
Apesar disso, as molas, nesse caso, também são entrelaçadas, e a movimentação de uma pessoa provoca o balanço do outro lado da cama. O barulho produzido entre as molas também pode afetar o sono.
No entanto, como ponto positivo, as molas LFK contam com uma superfície de apoio maior e também são mais firmes que as bonnel — em aproximadamente 75%. Além disso, o número de unidades que compõe o molejo desse tipo de colchão chega a 400.
Por esse motivo, o LFK é um dos tipos de mola para colchão mais resistentes. Para completar os benefícios, a durabilidade do produto está entre 5 e 10 anos de uso.
Vale ressaltar que esse molejo agrada públicos extremamente exigentes, inclusive os que têm algumas necessidades, conforme o seu tipo corporal. Os obesos, por exemplo, podem comprar um colchão desses sem medo — pois o número maior de molas faz com que ele suporte pesos de até 150 quilos.
Viu como é importante conhecer os tipos de mola para colchão? Somente assim você vai conseguir definir qual é o modelo mais compatível com os seus gostos, necessidades e exigências. Mas lembre-se: um bom colchão é aquele que, além de conforto durante o sono, vai fornecer resistência, durabilidade e um custo-benefício vantajoso.
Que tal encontrar o modelo ideal para você agora mesmo? Nossos produtos são adequados para o seu descanso e aumentam o seu bem-estar no dia a dia. Entre em contato conosco e adquira o colchão dos seus sonhos!