O friozinho está chegando e você começa a ter mais dificuldades para levantar da cama, certo? Com isso, alguns problemas surgem, como atrasos no trabalho, mau humor, irritabilidade, cansaço e baixa produtividade. Mas como acordar cedo e ter disposição para enfrentar o trânsito pesado e diferentes compromissos?
Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas sobre como despertar mais facilmente para uma rotina com mais energia e produtividade. Confira!
Entenda por que é difícil acordar cedo nos dias frios
No inverno, muitas pessoas têm dificuldade em acordar cedo. Uma das principais causas é a privação do sono. Dormir pouco é prejudicial à saúde, pois interfere na memória, humor, concentração e provoca sonolência diurna. Estudos indicam que conseguir acordar cedo e disposto tem uma relação direta com a quantidade e a qualidade do sono.
Mas a realidade é que, com a vida agitada dos tempos atuais, a maioria das pessoas dorme em média menos do que sete horas, ou seja, um tempo insuficiente para recompor as energias. Mas não se preocupe: hábitos saudáveis nos ajudam a driblar esse problema, como veremos a seguir.
Saiba como acordar cedo e ter disposição
É possível acordar cedo e ter um dia mais produtivo, bastando, para tanto, adquirirmos alguns hábitos e adicioná-los à nossa rotina. Veja quais são!
Durma mais cedo
Escolha um horário que seja cedo o suficiente para conseguir a quantidade necessária de sono. Desligue os aparelhos eletrônicos e tome um chá. Na cama, leia algum livro interessante — aos poucos, o relaxamento chegará e, quando menos esperar, você já estará dormindo.
Mantenha um ritmo diário de horas de sono
Planeje ir para a cama sempre no mesmo horário. Faça isso gradualmente até conseguir levantar na hora que pretende. Dessa forma, seu relógio biológico será reeducado. Ah! Também é muito importante manter essa rotina aos finais de semana, certo?
Deixe a luz natural clarear o quarto ao amanhecer
Antes de ir para a cama, feche só o vidro para permitir a entrada da luz solar. Nosso cérebro tem um “relógio biológico” de 24 horas com ciclos entre a sonolência e alerta, com intervalos regulares. A iluminação natural sinaliza para o corpo que está na hora de acordar.
Não fique enrolando na cama
Assim que o despertador tocar, comece a se alongar, despertando seu corpo como um todo de forma gradual. Assim, você também evitará lesões que poderiam ocorrer ao se levantar de forma brusca. Não programe a soneca, pois você poderá perder o horário de levantar, já que seu corpo relaxou novamente.
Mantenha-se agasalhado
Dormir com roupas que não aquecem o suficiente fará com que seu corpo fique encolhido durante a noite, como reflexo de se proteger de uma sensação de frio. Você acordará cansado e com as articulações enrijecidas. Caso não goste de cobertor pesado, procure usar um pijama bem quentinho para conseguir um melhor relaxamento.
Além disso, um pouco de planejamento também pode ajudar a ter um dia produtivo. Verifique o que é possível preparar na noite anterior, para garantir mais tranquilidade na manhã seguinte, como separar a roupa que vai usar, organizar documentos etc.
Aposte na alimentação matinal para obter mais energia
A preguiça matinal também pode ser combatida com a alimentação, tendo em vista que pessoas com hábitos de consumirem fibras e carboidratos na primeira refeição do dia ficam mais alertas do que aquelas que optam por alimentos ricos em gordura. A cafeína também é indicada, por ser um estimulante e combater o sono.
Como ficou demonstrado, com alguns hábitos simples e seguindo algumas dicas relacionadas a uma melhor forma de despertar, é possível acordar com disposição nos dias mais frios.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe como acordar cedo, mesmo no frio, entenda como melhorar seu rendimento durante o dia!