Descubra qual é o melhor colchão para a coluna

Você costuma sofrer com dores e cansaço, mas não sabe direito a razão? O motivo pode estar em uma noite mal dormida. Não ter uma boa noite de sono pode afetar a saúde de diversas maneiras e provocar malefícios, como as dores nas costas. Por isso, é muito importante saber qual o melhor colchão para coluna.

Logo, é necessário conhecer os principais tipos para escolher o mais recomendado ao biótipo e hábito de sono de cada um. Algumas informações podem fazer diferença entre uma boa noite de sono e um amanhecer com dores no corpo.

Se você deseja saber qual é o melhor colchão para a sua coluna, não perca o nosso post. Boa leitura!

Como o colchão pode afetar a coluna?

Diversos fatores podem influenciar na qualidade do sono, desde a luminosidade e temperatura do local até distúrbios, como o bruxismo e a apneia do sono. Entretanto, em relação à coluna, os colchões podem ser grandes vilões. Isso porque o produto errado pode causar dor de cabeça e no corpo, indisposição e cansaço.

Para ter um sono reparador e não ter problemas com a coluna, é muito importante mantê-la reta enquanto se está deitado, do mesmo modo que precisa ficar quando está em pé. Assim, o colchão precisa sustentar o corpo, sem ser duro ou mole demais.

O recomendado é que ele fique levemente afundado com o peso corporal, somente para acomodá-lo. Colchões muito duros podem causar tensões musculares, o que provoca um desalinhamento da coluna. No entanto, se for macio demais, quadris e ombros podem afundar.

O fato de ficar muito tempo com a coluna em uma posição desalinhada é o que faz você acordar com dor nas costas. Portanto, a melhor maneira é deitar de lado e permanecer com as costas alinhadas, da cervical à pélvis. Nesse caso, o travesseiro também é muito importante.

Qual o melhor colchão para coluna?

Na realidade, o que existe é o colchão ideal para cada indivíduo. O produto deve se adaptar à curvatura natural do corpo, além da maneira de dormir de cada pessoa.

Portanto, alguns fatores como levantar demais, se mexer muito, dormir acompanhado ou sozinho importam bastante no momento de escolher o colchão. Ele precisa ser suficientemente firme para sustentar o corpo de modo equilibrado e não ser deformado com o peso.

Espuma

O colchão de espuma é encontrado em uma grande variedade, do mais simples ao mais sofisticado, de acordo com o tipo de tecido, revestimento e espuma. Em geral, é mais acessível e leve do que os outros modelos, o que é uma grande vantagem quando você for rotacionar e girar o colchão.

Além do material, uma característica fundamental é a densidade, já que apresenta relação com o peso suportado. A sua durabilidade é menor e é necessário prestar atenção ao sinal de desgaste.

Mola

O colchão de mola é o mais querido e desejado e, na prática, proporciona bastante conforto, já que acomoda melhor os quadris e os ombros, principalmente para quem gosta de deitar de lado. Ele é caracterizado por um conjunto de molas helicoidais, que são ensacadas ou interligadas.

As primeiras têm uma menor repercussão sobre o movimento das outras. As segundas são aquelas em que o movimento de uma mola influencia todas as outras. O colchão de mola dura bastante e não apresenta a marca onde o indivíduo se deita.

Ademais, são recomendados para um casal com diferenças de peso, já que a mola ensacada, por exemplo, não deixa que a pressão exercida pelo movimento de um se propague pelo colchão e atrapalhe a outra pessoa.

Ortopédico

O colchão ortopédico é a primeira pedida quando se pensa em dor na coluna. Ele contém tábuas de madeira entre as duas espumas, o que o deixa muito mais rígido, garantindo que o corpo fique sustentado.

Para algumas doenças, como a hérnia de disco, o recomendado é optar por esse colchão. O ideal é dormir de barriga para cima, com um travesseiro embaixo das pernas, para um apoio melhor da lombar, ou dormir de lado.

Entretanto, sabe-se que um colchão muito duro também não é recomendado, e muitos têm dor nos quadris e ombros ao dormir sobre um desses.

Látex

Fabricado a partir de látex sintético ou orgânico, esse tipo de colchão tem propriedades parecidas ao de espuma, e não deforma com o peso corporal. Esse tipo é mais firme, no qual o ponto de pressão é minimizado, fazendo com que ele se molde ao corpo.

Nesse caso, é uma boa opção para sustentar a coluna, além de apresentar características antialérgicas. Entretanto, um ponto negativo é o seu preço, além de ser pesado, tornando difícil movê-lo para fazer a troca de posição ou a limpeza.

Como escolher o colchão ideal?

Para escolher o colchão ideal alguns pontos devem ser analisados. Confira, a seguir, quais são.

Densidade

densidade é um fator muito importante para a durabilidade e adequação do colchão. Quanto maior for a característica, maior o peso que o colchão sustenta. No caso dos colchões de casais, é preciso considerar sempre a pessoa de maior peso.

Durabilidade

Outra questão que deve ser levado em conta é a durabilidade do colchão. Ao contrário do que muitos pensam, o produto também apresenta prazo de validade e precisa ser trocado de tempos em tempos. Colchões desgastados apresentam desníveis, buracos e deformações que são muito prejudiciais para as costas.

Qualidade

Verificar a qualidade do produto também é fundamental. Ela pode variar de acordo com o material e tecnologia utilizados pelo fabricante. Assim, tente optar sempre por um colchão com selo do Inmetro, que garante a durabilidade e a qualidade do produto.

Agora que você já sabe como escolher o melhor colchão para coluna, é preciso conhecer a maneira correta de dormir. Assim, o ideal é deitar de lado, já que a coluna fica alinhada e a respiração acontece de maneira tranquila. O travesseiro também é fundamental e é preciso considerar o material em que ele é feito e a posição em que é colocado.

Entre em Contato
pelo WhatsApp