Ficar preso no trânsito é um momento propício para o estresse. Não existe nada pior do que se atrasar para um compromisso, deixar alguém esperando ou simplesmente demorar a chegar à sua casa depois de um longo dia de trabalho.
A vantagem é que existem algumas técnicas simples, mas extremamente efetivas, que ajudam a relaxar no trânsito. Para aprender como esfriar a cabeça e minimizar o nervosismo durante os engarrafamentos, leia este texto e leve a vida mais tranquilamente!
Os efeitos do estresse sobre a rotina
Ao longo do dia, muitos fatores desencadeiam reações de tensão no corpo. Desde o momento que você acorda, o desgaste já surge com dores no corpo causadas pelo colchão velho ou inapropriado. Daí em diante, pequenas coisas se acumulam e resultam em agitação e nervosismo.
Basta sair de casa e ver a primeira fileira de carros que o desânimo e a ansiedade aparecem. Levar uma fechada faz o coração acelerar além do normal, e buzinar acaba sendo uma tentação difícil de resistir.
As responsabilidades cotidianas tomam proporções gigantescas e a disposição vai por água abaixo. Na hora de ir embora, enfrentar novamente o fluxo é um martírio, devido ao excesso de carros, ao barulho ensurdecedor e ao tempo perdido. O organismo fica tão agitado que é quase impossível descansar quando você finalmente chega à sua casa.
As melhores maneiras de relaxar no trânsito
Para não comprometer a saúde e nem prejudicar a produtividade, algumas atitudes simples ajudam a suavizar os momentos de perturbação provocados pelo tráfego. Confira as principais dicas para ficar mais tranquilo durante o trajeto.
1. Faça alongamentos
O preparo é essencial para encarar melhor a bagunça. Reserve alguns minutos para se alongar antes de sair de casa. Se já estiver preso no engarrafamento, esticar o corpo ajuda a relaxar os músculos tensionados pelo estresse e pelo tempo que ficaram imóveis, além de prevenir dores nas costas e nos membros. Lembre-se de ajustar a postura!
2. Planeje-se
Poucos minutos podem fazer a diferença. Sair mais cedo de casa costuma ter efeito positivo, principalmente para prevenir a ansiedade de chegar em cima da hora aos compromissos.
Além disso, verifique nos aplicativos de trânsito se existem pontos de congestionamento no seu trajeto convencional e busque rotas alternativas.
3. Prepare músicas agradáveis
Além de já estar preso no engarrafamento, ouvir notícias ruins ou músicas monótonas contribui ainda mais para o estresse. Por isso, monte uma playlist de músicas de que você gosta para ouvir nesses momentos.
Cantar ajuda a relaxar no trânsito, experimente! Aproveite e feche os vidros para fugir do excesso de barulho.
4. Fique calmo
Falar é mais fácil do que fazer, mas é preciso fazer esforço para se acalmar. Não libere a raiva por meio da buzina. Faça exercícios de respiração, inspirando e expirando longamente, para levar mais oxigênio para o corpo e relaxar no trânsito mais facilmente.
Além disso, respeite a sinalização, ignore provocações e evite brigar com outros motoristas. Assim, você terá mais segurança e tranquilidade na viagem.
Dica bônus: tenha uma companhia
Muitas vezes, conversar com alguém ajuda a distrair e aliviar as tensões causadas pelo tráfego. Por isso, procure algum colega de trabalho ou um conhecido que faz o mesmo trajeto e combine a carona. Se a pessoa também for motorista, proponha revezar os dias de dirigir, para dividir o estresse com ela.
Com o excesso de veículos nas ruas, é preciso se planejar cada vez mais em função do deslocamento. Andar de carro é prático, mas acaba sendo uma parte muito desgastante da rotina nas cidades. Entretanto, com algumas técnicas simples e bom senso na hora de dirigir, é possível relaxar no trânsito e fazer um momento desagradável se tornar mais tranquilo e até prazeroso.
Agora que você sabe o que fazer para ficar mais calmo no trânsito, por que não ajuda mais pessoas? Compartilhe este texto com seus amigos motoristas nas redes sociais e contribua para um trânsito melhor!