Acordar cansado e com dores nas costas é sinal de que o seu corpo não descansou o suficiente.
A dificuldade para dormir de forma restauradora, geralmente, é resultado de uma agenda cheia de compromissos e, em muitos casos, da falta de um bom colchão.
Além de um descanso reparador, nosso organismo precisa de outras substâncias para que funcione bem e tenhamos boa disposição — uma delas é a energia solar. A falta de tempo e trabalho em ambientes fechados nos impede de conseguir absorver a quantidade suficiente desse elemento vital.
Então, o que podemos fazer para suprir essa necessidade?
Uma ótima alternativa é repor nossas energias em um colchão com a tecnologia de infravermelho longo. Mas o que seria essa tecnologia e quais os benefícios que ela proporciona? Continue lendo para entender melhor!
O que é infravermelho longo?
É uma parte do espectro da luz solar sem os efeitos nocivos dos raios UV (ultravioleta).
Por meio de alta tecnologia, essa energia natural é reproduzida, resultando em pastilhas de biocerâmica, denominadas hi-foton. O infravermelho longo, ou FIR (Far Infrared Radiation) tem uma capacidade de penetrar, irradiar e refletir. Quando alcança os tecidos subcutâneos, sua energia luminosa é transformada em energia térmica.
Todo esse processo aumenta a temperatura da superfície do corpo:
- dilatando os vasos sanguíneos,
- melhorando a circulação do sangue e
- estimulando a eliminação das toxinas do organismo.
Como funciona essa tecnologia?
Constituídas de uma fibra de poliéster e produzidas com uma mistura de platina, alumínio e titânio, essas pastilhas lançam ondas eletromagnéticas com a mesma frequência dos raios emitidos pelo sol.
A exposição do nosso corpo a esse campo magnético promove inúmeras reações positivas, que podem eliminar sintomas e causas de diferentes enfermidades crônicas. Nosso organismo produz naturalmente esse campo magnético no processo de cura.
Para tanto, é preciso manter um estilo de vida saudável, do contrário, não conseguiremos manter nosso sistema de autodefesa. Nesse sentido, uma fonte externa de energia magnética impulsiona e complementa esse sistema.
Quais são os benefícios dessa tecnologia?
O corpo humano é composto por 70% de água. Na ausência de infravermelhos, as moléculas desse elemento se agrupam formando “clusters”, responsáveis pelo armazenamento de gases e toxinas em nosso organismo.
O infravermelho longo quebra esses grupamentos, facilitando a eliminação das toxinas e restaurando a energia vital. Dessa forma, as ondas eletromagnéticas contribuem para a melhoria da disposição física e mental. Saiba agora sobre os benefícios que essa tecnologia proporciona:
Melhora a circulação sanguínea
Você sabia que muitas doenças são provenientes da má circulação sanguínea?
Isso nos leva a perceber o quanto uma boa circulação influencia em nossa saúde. As radiações do infravermelho longo que são incorporadas a colchões agem primeiramente na pele, quebrando as concentrações de moléculas de água, restaurando a circulação e eliminando toxinas.
Beneficia as articulações
Com a liberação das substâncias tóxicas do organismo, o PH se equilibra, promovendo o alívio da dor nas articulações.
O infravermelho longo também reduz o ácido lático, responsável pela fadiga muscular, aumentando a flexibilidade das articulações e relaxando os músculos.
Auxilia na osteoporose
Por promover a produção de vitamina D, há uma diminuição da descalcificação óssea, melhorando e evitando os sintomas da osteoporose.
Combate febre e inflamações
A incidência da energia infravermelha atua como analgésico, diminuindo infecções e inflamações.
Evita a depressão e o cansaço físico e mental
Ativa a produção da serotonina, hormônio responsável pelo estado emocional, promovendo mais disposição física.
Ajuda a perder peso
Aumenta a síntese de leptina, um hormônio responsável pela saciedade, diminuindo de forma natural a compulsão por comida.
Previne infarto e reduz estresse
As ações das fibras do infravermelho ativam cerca de 60 trilhões de células, auxiliando no controle da pressão arterial e protegendo o organismo contra o infarto e o derrame cerebral.
Renova as células
O infravermelho longo provoca uma vibração nas macromoléculas de água, responsáveis pelo aparecimento de toxinas, promovendo uma melhor circulação e consequente desintoxicação celular, rejuvenescendo-as.
Equilibra as funções do organismo
O desequilíbrio do organismo gera inúmeras doenças, causadas, em sua maioria, pela má circulação do sangue. Os colchões com essa tecnologia equilibram o organismo, eliminando toxinas por meio de estímulos em nosso sistema metabólico e excretor, restaurando, também, a fluidez do sangue nas artérias.
Estimula a saúde da coluna vertebral
O colchão magnético evita a compressão dos nervos da coluna vertebral, prevenindo e amenizando dores nas costas, região lombar e torcicolos.
Aumenta o rendimento em atividades físicas
Estimula diferentes nervos do cérebro e equilibra o sistema bioenergético do corpo. Ativa a produção de hormônios ligados ao desempenho físico e reduz o ácido láctico. O resultado é um ganho na eficiência em atividades esportivas e cotidianas.
Elimina a fadiga
A fadiga ocorre devido à inatividade das moléculas de água do organismo, afetando a circulação sanguínea, o fornecimento de oxigênio e o metabolismo em geral. O infravermelho longo estimula essas moléculas e acelera o metabolismo, eliminando a fadiga.
Reduz a retenção de líquidos
Ao quebrar as macromoléculas de água, obtemos uma melhora na ação do organismo contra retenção de líquidos.
Fortalece o sistema imunológico
Por meio de estimulação e aumento da produção de células brancas do sangue (leucócitos) e eliminação de células-T pelo timo, protege de doenças infecciosas do sistema respiratório.
Também estimula a atividade das mitocôndrias, acionando atividade enzimática e combatendo diferentes agentes patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Reduz efeitos nocivos de aparelhos eletrônicos
O infravermelho longo reduz os efeitos negativos causados pelo eletromagnetismo de celulares e computadores. As ondas de energia que atuam diretamente na água do nosso organismo eliminam as toxinas.
Induz o sono profundo e relaxante
O uso da tecnologia em colchões induz o sono profundo e reparador por meio das ondas que relaxam e liberam toxinas do organismo. Esse efeito promove um bem-estar durante o dia, pois elimina as compressões nos nervos interdiscais da coluna vertebral, evitando dores.
É segura a exposição do corpo ao eletromagnetismo?
Por ser atóxica e reproduzir as propriedades térmicas naturais da luz do sol, a exposição do corpo às ondas eletromagnéticas é totalmente segura. Mesmo para pessoas que usam marca-passo não há contraindicação.
Com o avanço da tecnologia, esses aparelhos já são blindados contra as interferências de campos magnéticos. De qualquer forma, se for esse o seu caso, é sempre bom consultar um médico para saber o tipo de marca-passo que usa e afastar qualquer dúvida.
E, por falar nisso, vale lembrar que o uso de colchão com essa tecnologia proporciona um sono profundo e reparador, auxiliando em diferentes tratamentos da saúde. Porém, seus benefícios não substituem remédios — seu médico deverá sempre ser consultado.
Crianças podem utilizar colchões magnetizados?
Com exceção dos recém-nascidos, os colchões com essa tecnologia só trarão benefícios à saúde das crianças, como:
- aumento da imunidade;
- fixação da vitamina D;
- redução do índice de ictericia em bebês;
- atenuação das dores do crescimento.
Como vimos, além dos múltiplos benefícios que podemos obter com o infravermelho longo aplicado aos colchões, ele também é seguro. Foi desenvolvido a fim de melhorar a qualidade do seu sono, mas também ajuda a prevenir e a tratar algumas doenças, principalmente as musculares e as provenientes da má circulação sanguínea.