Noites mal dormidas são as maiores causas
- de fadiga,
- irritabilidade,
- má disposição,
- dores no corpo,
- ganho de peso,
- entre outros.
O fato é que uma madrugada de sono relaxante e reparador não depende apenas de um aspecto. Por isso, manter um ritual, incluindo música para dormir, figura como hábito fundamental para a indução do sono.
A insônia altera todos os processos orgânicos necessários para a reposição das energias gastas durante o dia. O resultado é a baixa produtividade, cansaço e sonolência nas horas em que mais se exige do corpo, o que pode virar um ciclo e ocasionar sérias doenças.
Pensando nesses problemas tão comuns mediante a vida agitada que muitas pessoas enfrentam, elaboramos esse artigo comentando sobre o poder da música como parte de rituais para o sono. Confira!
Rituais e cuidados que auxiliam o sono
Um ritual é um processo continuado de atividades organizadas que se tornam hábitos para o alcance de um determinado objetivo.
O que fazemos antes de dormir tem uma relação direta com a qualidade do sono — o corpo precisa ser preparado com uma diminuição gradual do ritmo para conseguir relaxar e se desligar das preocupações cotidianas.
Para um sono reparador, é importante adotar rotinas saudáveis, estabelecendo um ritual como preparação para dormir. Para tanto, adotar técnicas e meios de relaxamento aparece como atitude valiosa.
Benefícios da música para dormir
Vários estudos testaram e comprovaram o poder da música no cérebro quanto aos efeitos obtidos no relaxamento e concentração. Canções com ritmos parecidos aos batimentos cardíacos controlam a pressão arterial e beneficiam o coração, conforme pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Outra pesquisa, da empresa Neuromarketing Mindlab International, liderada pelo médico Dr. David Lewis-Hodgson, considerou a música “Weightless”, do grupo Marconi Union, a mais relaxante do mundo. O estudo concluiu que, em seus oito minutos de duração, os níveis de estresse e ansiedade dos participantes na experiência caíram 65%.
Para compor essa música, o grupo foi auxiliado por neurologistas e terapeutas, com ritmos que estabeleceram 60 bits por minuto (BPM), reduzindo a frequência cardíaca ao nível das ondas do cérebro.
Ritmos lentos
Melodias lentas acalmam a mente e relaxam o corpo.
Mas o volume deve ser baixo, como som de fundo, para promover a concentração e o descanso.
Rock clássico
O Rock Clássico é uma boa opção para quem aprecia esse gênero. Dentre as várias músicas e bandas que existem, Stairway to Heaven (Led Zeppelin) e Wish you Were Here (Pink Floyd) são excelentes opções.
Música erudita
Há uma lista extensa de músicas eruditas que relaxam, como a Canzonetta Sull’aria, de Mozart, e diversas de Beethoven, Bach, Tchaikovsky, entre outros.
Mantras
A palavra “mantra” tem origem hindu, vem do sânscrito e significa “alavanca da mente”. ”Mantra” é uma expressão formada por uma sílaba ou um poema religioso repetido várias vezes.
Há mantras específicos para trazer energias, aumentar a concentração e para dormir, como a “Madana Mohana Murari” (Homem de Bem), de Tomaz Lima.
Outros rituais
Além das músicas que ajudam a relaxar, também é importante adquirir outros hábitos saudáveis antes de dormir, como:
- adotar uma alimentação rica em triptofano (como chá verde) — regula os níveis de serotonina;
- fazer exercícios de baixa intensidade — como alongamentos e yoga;
- ler um livro;
- manter a temperatura ambiente agradável — entre 20º C e 22º C;
- não ingerir alimentos gordurosos;
- observar a qualidade do colchão e do travesseiro;
- beber sucos que auxiliam o sono;
- tomar um banho morno.
Conforme vimos, a música para dormir auxilia na indução de um sono mais tranquilo.
Além disso, é importante considerar outros aspectos importantes para garantir uma boa noite, como usar um bom colchão ou tomar um chá e um banho relaxante, visando a qualificação do descanso.
Agora que você já conhece os rituais capazes de beneficiar o repouso, fique por dentro dos benefícios que um colchão com qualidade diferenciada oferece. Leia o nosso artigo “Quais são os benefícios de um colchão magnético”!