Além do excesso de exercícios físicos, uso de sapatos de salto, sedentarismo e traumas, os problemas na coluna podem ser provocados por outros fatores, como estresse, colchões deformados e má postura. Por se tratar de um incômodo que pode limitar as atividades do dia a dia, é essencial conhecer as causas e os tipos de dores na coluna.
Para cada tipo de problema é necessário escolher um colchão específico, pois dormir em colchões muito duros ou muito macios pode agravar ainda mais a situação. Pensando nisso, reunimos neste texto os principais tipos de doenças da coluna vertebral, as causas e como prevenir o problema. Confira!
Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral sai da sua posição normal, o que leva à compressão dos nervos da área, resultando em uma dor lombar. Além da dor, também pode haver fraqueza das pernas, dificuldade para se abaixar e andar e alteração no funcionamento da bexiga.
As causas incluem exercícios físicos que exigem um grande esforço, excesso de peso e sedentarismo. Os pacientes com o problema não podem usar colchão muito duro, já que pode comprimir os nervos, aumentar a lesão e provocar mais dor.
Uma boa opção é optar pelos colchões ortopédicos que proporcionam maior sustentação ao corpo. O tratamento consiste em remédios para dor, fisioterapia e acupuntura.
Lombalgia
A lombalgia é caracterizada por uma dor lombar localizada na parte baixa da coluna. Ela é causada por infecção local, sedentarismo, mau jeito nas costas e má postura. Em algumas situações, além de provocar dor no fundo das costas, também causa sensação de formigamento ou queimação em uma das pernas.
O colchão ideal para quem sofre com a lombalgia é aquele que apresenta espuma mais densa. O tratamento é feito com sessões de fisioterapia e reeducação postural, além de exercício e alongamento.
Cifose
A cifose é um desvio na coluna que faz com que as costas fiquem em uma posição corcunda. Em algumas situações, a pessoa pode ter a cabeça, ombros e pescoço inclinados para frente.
As principais causas são congênita, quando o bebê já nasce com a deformidade na coluna, postural, devido a maus hábitos de postura, e adquirida, em decorrência de algumas doenças como traumatismo e osteoporose.
Existem colchões que fazem o trabalho de molde do corpo, gerando uma sensação de conforto, como os de molas ensacadas e de viscoelástico nasa. O tratamento para a cifose consiste em exercícios físicos, fisioterapia e cirurgia.
Escoliose
A escoliose é um desvio lateral da coluna, em forma de S ou C, que atinge muitos adolescentes e jovens. Muitas vezes as causas não são conhecidas, mas é possível corrigir esse desvio com alguns tratamentos, como cirurgia, uso de colete e fisioterapia.
O ideal é evitar colchões muito macios, já que não apresentam a densidade necessária para acomodar a coluna. Para determinar a firmeza ideal é preciso levar em conta o peso da pessoa.
Como vimos, os problemas na coluna podem ser causados por diversos motivos, como lombalgia, hérnia de disco e escoliose. Por isso, lembre-se de consultar um médico especializado e de adquirir um bom colchão para ajudar na correção da postura. Uma boa opção é optar pelos colchões ionizados para aliviar os sintomas e complementar o tratamento em pacientes crônicos.
Gostou deste post e quer complementar a leitura? Então, saiba quais são os impactos da escolha do colchão para a coluna!