Quais são as causas e os efeitos de dormir mal? Entenda mais!

Por Colchões Kenko Patto em abril 30, 20184 minutos para ler

Quem leva uma rotina puxada no trabalho e em casa sabe bem o valor de uma boa noite de sono.

Infelizmente, dormir mal é algo comum na vida das pessoas que têm tantas responsabilidades. Afinal, nem sempre é possível garantir as horas de sono com qualidade.

Quer entender um pouco mais sobre as consequências da insônia e saber como dormir melhor? As informações que trouxemos neste post vão ajudar você!

O que pode causar insônia?

Muitos fatores podem influenciar a qualidade das suas noites. As causas mais comuns para a dificuldade de dormir são o estresse e as preocupações da vida cotidiana. Quem está enfrentando problemas financeiros ou familiares, por exemplo, provavelmente vai sentir diferença no sono.

O uso de medicamentos ou algumas condições de saúde, como dores crônicas e problemas respiratórios, também causam o efeito de dormir mal.

Além disso, seus hábitos alimentares podem ser os responsáveis pelas noites mal dormidas, visto que ter dificuldades gástricas ou comer alimentos pesados antes de dormir prejudicam o sono.

Mudanças na rotina também alteram seu padrão de sono. Quando você viaja para locais com outro fuso horário ou muda seus horários de deitar e acordar é preciso um tempo para o corpo se adaptar, por exemplo.

Outra causa da insônia são os maus hábitos noturnos. Ter horários desregulados, dormir em um ambiente desconfortável, deixar aparelhos eletrônicos ligados ou fazer atividades estimulantes são alguns exemplos de atitudes que podem atrapalhar seu sono.

Quais são as consequências de dormir mal?

O sono de qualidade é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Afinal, muitas funções só são realizadas durante o descanso noturno. É nesse período que o corpo relaxa, fortalece o sistema imunológico e libera hormônios importantes, por exemplo.

Quando você não dorme o suficiente, acaba ficando mais vulnerável a doenças, como gripes e infecções.

Além disso, pode sentir mais cansaço e dores nas costas. Como o corpo não descansa o suficiente, os músculos não relaxam a tensão.

Dormir mal também traz consequências para o seu emocional. É comum que as pessoas com insônia se sintam mais estressadas e ansiosas, além de ter dificuldade de concentração.

As emoções ficam mais afloradas, podendo existir picos de irritabilidade ou tristeza difíceis de controlar.

Como conseguir dormir melhor?

Algumas dicas simples podem ajudar a enfrentar a insônia e melhorar o sono. Comece revendo a sua qualidade de vida.

Ter uma alimentação saudável e fazer exercício físico ajuda a equilibrar o corpo e regular os horários biológicos. Além disso, lembre-se de não comer nada pesado e nem se exercitar próximo à hora de ir para a cama.

Para dormir melhor investigue e trate as causas da insônia. Assim, converse com o médico para descobrir se há algum efeito colateral da medicação que você toma. Procure um profissional de saúde também para tratar dores que possam atrapalhar o seu sono. O mesmo vale se você sofre com estresse ou preocupação excessiva.

Além disso, melhorar a rotina noturna é essencial para deixar de dormir mal. Desse modo, estabeleça horários fixos para dormir e acordar, prepare um ambiente silencioso e confortável, evite deixar luzes acesas e aparelhos ligados quando for deitar.

Ter um colchão de qualidade também é indispensável para dormir bem e acordar sem dores.

Dormir mal traz consequências negativas para sua saúde física e emocional e pode atrapalhar bastante a sua rotina. Muitas pessoas deixam o sono de lado para aumentar a produtividade no trabalho ou em casa, mas se esquecem de que o efeito é exatamente o oposto.

Por isso, melhore a qualidade das suas noites e garanta dias mais saudáveis!

O que achou dessas dicas? Você vai conseguir colocá-las em prática? Deixe seu comentário no post!

Entre em Contato
pelo WhatsApp