A importância de uma boa noite de sono para garantir o bem-estar diário não é mais segredo. Dormir bem é indispensável para relaxar e recuperar as energias para o dia seguinte. Sem isso, você pode até acabar doente! No entanto, sabemos que existem fatores que podem prejudicar esse momento, e um deles é a luz. Você já pensou sobre qual é a melhor iluminação para dormir?
Segundo um artigo publicado pela Revista de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o uso de celular antes de dormir pode retardar a sensação de sono, que é uma situação cada vez mais comum hoje em dia, especialmente entre os mais jovens. Mas, afinal, qual é a relação entre luz e sono?
Continue a leitura — neste post, explicaremos este questionamento e daremos dicas para você escolher a iluminação mais adequada para as suas noites. Vamos lá?
Como a luz afeta o sono?
A primeira coisa que precisamos entender sobre a relação entre luz e sono é que os olhos têm fotorreceptores que ajudam o cérebro a regular a produção de melatonina — um hormônio produzido pelo corpo que induz ao sono.
Quando esses fotorreceptores detectam luzes brancas ou azuis, uma mensagem é enviada ao cérebro, indicando que não é hora para produzir melatonina — afinal, o organismo entende que ainda está de dia e que é preciso permanecer acordado.
Caso contrário, quando luzes não são detectados por essas células especiais dos olhos, o cérebro aumenta a produção desse hormônio e, na sequência, o corpo começa a ficar mais relaxado, se preparando para descansar.
Ou seja, em relação ao sono, as luzes têm o papel de ajudar a regular o relógio biológico (ciclo circadiano), ou seja, devemos ficar acordados de dia, quando há luz, e dormirmos à noite, quando tudo está escuro. Por isso, quando estamos na presença delas, nosso cérebro entende que ainda não é hora de dormir e nos mantém em estado de alerta.
Todavia, quando essas luzes diminuem, a produção de melatonina aumenta, nos preparando para o descanso. Portanto, o fato de as pessoas conseguirem se manter acordadas durante o dia com facilidade e sentirem mais sono durante a noite — na ausência da luz natural, é um processo fisiológico.
Os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono?
Nos séculos anteriores, quando não havia tantos equipamentos eletrônicos, como aparelhos de televisão, computadores, notebooks, tablets e smartphones, geralmente, as pessoas eram expostas à luz somente durante o dia, que é a luz natural, proveniente do sol, e poucas luzes durante a noite. Essa condição é a ideal para manter a regularidade do ciclo circadiano.
Contudo, nos tempos modernos, as pessoas estão muito expostas a diversos aparelhos eletrônicos à noite, contato que está começando cada vez mais cedo, muitas vezes já na infância. Como esses aparelhos emitem luzes, a produção de melatonina é dificultada e, como consequência, a vontade de dormir e o sono são prejudicados.
Dessa forma, o ciclo circadiano é afetado, com sintomas que incluem distúrbios do sono, permanecer em estado de alerta à noite e muito cansaço durante o dia.
Qual é a melhor iluminação para dormir?
Agora que você já sabe como a iluminação pode afetar o seu sono, é importante investir em medidas que diminuam os problemas causados por essa situação. Por isso, prefira instalar lâmpadas amarelas ou avermelhadas no seu quarto, pois essa tonalidade, conhecida como “cor quente”, não interfere tanto na produção da melatonina e, portanto, é a melhor luz para dormir.
Quanto ao uso de aparelhos eletrônicos à noite, é importante repensar a sua rotina e dar prioridade para outras atividades neste período do dia, como tomar um banho quente, fazer uma refeição mais leve e ler um bom livro sobre um colchão confortável — essas atitudes são, inclusive, ótimas aliadas para pegar no sono mais facilmente e ter uma noite tranquila e revigorante.
Se mesmo assim você não conseguir ficar desconectado, a dica é utilizar aplicativos que diminuem as luzes “frias”, permitindo que você utilize seu smartphone à noite sem afetar o sono. Esses apps foram desenvolvidos para servirem como um filtro eletrônico das tonalidades de luzes em azul, as quais deixam de ser emitidas por um determinado período da noite — o qual pode ser ajustado de acordo com as suas necessidades.
Uma dessas opções de aplicativos que controlam o brilho da tela de forma automática é o Twilight, disponível para Android, que regula a intensidade, cor e brilho da tela de tablets e smartphones.
Alguns aparelhos Android e os equipamentos com sistema operacional iOS apresentam a função de filtro de luz azul em sua própria configuração, ou seja, basta ativar essa funcionalidade para que ela funcione diariamente, o que significa que as marcas e empresas de eletrônicos já estão mais preocupadas com os efeitos da luz azul.
Embora essas atitudes sejam adequadas para preservar a qualidade das suas noites, é importante ressaltar que é a escuridão que induz ao sono, e não as luzes. Por isso, na verdade, não existe melhor luz para dormir, visto que a completa ausência delas é a melhor alternativa. Por conta disso, é recomendado desligar todas as luzes pelo menos 2 horas antes de deitar.
Além disso, investir em um bom colchão, como os da Kenko Patto, que são produtos desenvolvidos especialmente para garantir a sua saúde e bem-estar, travesseiros, cobertores e roupas de cama de qualidade, assim como em uma boa postura ao se deitar, temperatura do quarto e refeições noturnas, são fatores determinantes para a qualidade das suas noites. Por isso, capriche nas escolhas para não acabar passando noites em claro e os dias cansado!
E aí, gostou de descobrir qual é a importância da iluminação para dormir? Agora que você já sabe as nossas dicas, não deixe de utilizar as luzes mais adequadas durante a noite para ficar mais relaxado e cair no sono mais facilmente, ok? Esse é o segredo para ter noites mais tranquilas e, no dia seguinte, estar pronto para encarar os desafios!
Gostou de todas as orientações e quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? Curta a nossa página do Facebook e veja todos os nossos posts no seu feed de notícias! Até mais!