Enquanto dormimos, o nosso corpo trabalha para repor as energias e nos preparar para um novo dia, em todas as fases da vida. Porém, o sono na terceira idade, sofre alterações, ficando mais leve e fragmentado.
O sono tem importantes funções, como:
- regular a temperatura corporal,
- regenerar as células e
- equilibrar os hormônios.
Dele, depende ainda, a manutenção da memória — a primeira a ser afetada por distúrbios do sono.Entender como ele processa e identificar as causas da insônia nos ajuda a buscar, de forma consciente, meios para aumentar a qualidade do sono. Nesse artigo, portanto, você vai encontrar algumas dicas sobre como alcançar essa melhora. Confira!
Ação do sono no organismo
O sono é um processo que envolve vários mecanismos fisiológicos, incluindo regiões do sistema nervoso central, onde ocorrem alternações com vigília (estado desperto).
Durante essas alternações há dois estados de sono: NREM, que progride em 3 níveis e REM (do inglês, movimentos rápidos dos olhos) com relaxamento muscular profundo, que é quando sonhamos.
Esses estados se alternam de forma cíclica, repetindo-se a cada 70 a 110 minutos, em 4 a 6 ciclos. A insônia é uma alteração desses ciclos, provocada por diferentes fatores e ocorre especialmente na terceira idade.
Alterações do sono na terceira idade
Conforme envelhecemos, nosso padrão de sono também é alterado. Na terceira fase da vida demoramos mais para adormecer, temos um sono mais leve e com mais interrupções.
Os níveis de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono, também se alteram — uma pessoa com mais de 60 anos possui a metade desse hormônio comparada a uma de 20 anos! As dificuldades para dormir também podem ser provocadas pelo estilo de vida, como:
- estresse;
- medicamentos;
- falta de atividades físicas;
- idade;
- falta de nutrientes, como vitaminas B, D e ferro etc.;
- temperatura do ambiente;
- alteração do ritmo circadiano (nosso relógio biológico);
- doenças.
Embora os distúrbios do sono sejam preocupantes, é possível atenuar os efeitos das causas naturais e ajustar o estilo de vida com foco na qualidade do sono. Veja as dicas a seguir!
Dicas para melhorar a qualidade do sono
A melhoria da qualidade do sono se inicia com a escolha de um bom colchão, que nos permita relaxar profundamente para repor nossas energias.
Entre os diferentes modelos disponíveis no mercado, os que possuem a tecnologia de infravermelho longo são altamente indicados, pois reequilibram o nosso organismo, proporcionando inúmeros benefícios à nossa saúde — os principais são:
- melhora a qualidade do sono;
- auxilia no realinhamento da coluna;
- fortalece os ossos;
- alivia dores musculares, nas costas e articulações;
- combate o cansaço e a fadiga muscular;
- previne e combate estresse;
- estimula a circulação sanguínea;
- reduz infecções e inflamações;
- elimina toxinas;
- aumenta a elasticidade e maciez para a pele;
- reduz inchaços;
- auxilia na perda de peso;
Além da escolha de um colchão que atenda às nossas necessidades, é importante identificar e modificar hábitos que possam estar impedindo o sono reparador.
Hábitos saudáveis para um sono relaxante
A chamada “higiene do sono” está relacionada a essa modificação de hábitos, com a adoção de novas atitudes que poderão contribuir de forma efetiva na qualidade do sono. Veja algumas delas:
- manter um mesmo horário para dormir;
- comer alimentos leves antes de se deitar;
- evitar bebidas estimulantes (café, chá, refrigerantes etc.) antes de se deitar;
- afastar as preocupações (procure auto induzir o relaxamento);
- ter um ambiente de dormir adequado (limpo, escuro, sem ruídos e confortável);
- não beber água antes de dormir (para evitar idas ao banheiro durante a noite);
- desligar a TV;
- não ler na cama;
- praticar exercícios físicos;
- evitar dormir durante o dia para compensar noites mal dormidas.
Como foi possível observar, fatores diversos influenciam na qualidade do sono na terceira idade, sendo essa, de suma importância para o bem-estar e a longevidade.
Melhorar a qualidade do sono depende, basicamente, da escolha de um colchão ideal e a adoção de hábitos saudáveis.
Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre como melhorar a qualidade do sono e aliviar os problemas na coluna, leia nosso artigo sobre o assunto!