Ter um colchão de qualidade é indispensável para dormir bem e, assim, garantir a sua saúde. Mas, você já parou para pensar sobre a importância de limpar este produto? Passamos cerca de um terço da nossa vida sobre ele, o qual costuma durar até uma década, acumulando ácaros, bactérias e outros resíduos que podem desencadear problemas alérgicos e outras doenças. Por isso, você precisa descobrir a melhor forma de higienizar colchão.
No post de hoje, vamos dar 3 dicas práticas, simples e baratas para manter a higienização dos colchões da sua casa em dia. Assim, você estará preservando este item tão importante para o seu sono e também a sua qualidade de vida. Confira quais são elas!
1. Bicarbonato de Sódio
O bicarbonato de sódio é um ótimo ingrediente para limpeza — você pode utilizá-lo para higienizar diversas superfícies e objetos na sua casa. Quando o assunto é higienizar colchão, o bicarbonato de sódio é um aliado e tanto, pois altera o pH do produto e elimina manchas, sujeiras e micro-organismos. Pode ter certeza: ele vai ficar bem limpinho!
Na sequência, fizemos um passo a passo para que você saiba como utilizar o bicarbonato para limpar seu colchão. E o melhor: o processo é todo a seco, ou seja, não é necessário molhar o seu colchão nem secá-lo depois:
- polvilhe o bicarbonato de sódio no colchão, especialmente nos lugares com maior quantidade de manchas e sujeira;
- deixe agir por cerca de 30 a 40 minutos;
- esfregue o colchão com uma escovinha de limpeza e deixe agir por mais 30 a 40 minutos;
- aspire todo o pó do colchão.
2. Bicarbonato de sódio e água oxigenada
Se só bicarbonato de sódio e a limpeza a seco não forem suficientes para remover todas as manchas e sujidades do seu colchão, você precisa testar esta combinação: bicarbonato de sódio e água oxigenada. Essa receita deixará o seu colchão encardido tão limpo que você mal vai acreditar que se trata do mesmo produto!
A receita é a seguinte:
- 8 colheres de bicarbonato;
- 500 ml de água oxigenada 10 volumes;
- 4 gostas de sabão líquido para roupas.
Aplicar esse produto no seu colchão periodicamente garantirá que ele esteja sempre limpo e cheiroso para você ter uma noite de sono agradável. A seguir, elencamos o passo a passo para que faça a higienização:
- agite e aplique a mistura de bicarbonato de sódio com água oxigenada e sabão líquido no colchão, preferencialmente com um borrifador;
- espere o colchão secar;
- logo em seguida, passe um pano sobre o tecido e aspire o colchão para remover os resíduos de bicarbonato de sódio.
3. Vinagre de álcool
Por fim, chegamos nele: o vinagre de álcool, uma receita infalível para tirar odores fortes e manchas difíceis de sair, como de urina e cigarro. No entanto, fique atento na hora de comprar o vinagre para fazer essa solução — você deve comprar o vinagre de álcool branco, que é a opção que funciona melhor como higienizador de colchão.
Outro aviso: depois da limpeza, pode ser que seu colchão fique com cheiro de vinagre por algum tempo, o qual vai diminuindo aos poucos — o importante é que essa estratégia acabará com toda a sujeira, pode acreditar!
Para a limpeza, você vai precisar de:
- 400 ml de vinagre de álcool branco;
- 3 colheres de água oxigenada 10 volumes;
- 3 colheres de bicarbonato de sódio.
Aí, é só seguir o passo a passo:
- umedeça uma esponja na água e esfregue todas as manchas presentes no colchão;
- passe um pano úmido por cima para retirar a primeira camada de sujeira;
- polvilhe o bicarbonato de sódio por todo o colchão, principalmente nas áreas manchadas;
- borrife o vinagre misturado com água oxigenada por cima até formar uma espuma e deixe agir por cerca de uma hora;
- faça movimentos circulares nos locais onde a mancha está mais intensa até que ela desapareça;
- passe o aspirador de pó e, na sequência, um pano úmido;
- espere secar.
Dicas para preservar o seu colchão
Agora que você já sabe quais são as melhores receitas para higienizar colchão, separamos algumas dicas fundamentais para preservar esse produto e fazer com que o seu tempo de vida seja maior.
Evite deixar o colchão úmido
É muito importante que você não exagere na quantidade de líquidos utilizados na hora de limpar o colchão e deixe-o secar bem antes de voltar a utilizá-lo. Afinal, os ácaros, aqueles bichinhos que provocam alergia, gostam muito de umidade e podem colonizar o seu colchão. Além disso, fungos e mofos também podem surgir, os quais também provocam doenças e problemas respiratórios.
Use capa protetora antialérgica
Está pensando em investir em uma capa protetora antialérgica para o seu colchão? Pois saiba que essa é uma boa estratégia para preservar o produto, deixá-lo sempre limpo e evitar crises alérgicas, o que poderia prejudicar o seu sono. Contudo, você deve trocar e lavar as capas periodicamente para evitar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.
Deixe o colchão no sol
Colocar o colchão para tomar um sol é muito importante para deixá-lo sempre seco, seja para evaporar as soluções utilizadas para limpeza, eliminar a umidade proveniente do suor liberado durante o sono ou para deixar o tecido respirar. O quarto costuma ser um local pequeno, fechado e escuro, muito propício para a proliferação de ácaros e bactérias. Por isso, sempre que possível, deixe seu colchão tomar um arzinho.
Vire o colchão periodicamente
Além de propiciar a ventilação e iluminação adequada para dois lados do colchão, virá-lo periodicamente é uma técnica eficiente para evitar que o colchão fique deformado, o que provoca dores nas costas e faz com que você tenha que trocá-lo mais cedo.
Siga as orientações do fabricante
Procure seguir as recomendações do fabricante sobre como higienizar colchão adequadamente e a periodicidade para a troca — afinal, você não pode ficar limpando para sempre com a ideia de que tudo estará em ordem.
Além disso, na hora de adquirir o seu colchão, procure por um de qualidade elevada — isso é determinante para o seu sono e sua saúde. Já ouviu falar nos colchões Kenko Patto? Nossos produtos são desenvolvidos para garantir que durma bem e tenha uma noite revigorante. Tudo o que você precisa, não é mesmo?
Gostou de descobrir quais são as melhores técnicas para higienizar colchão? Agora, é só seguir as nossas dicas para que o seu esteja sempre limpo, sem manchas e odores que podem prejudicar o produto e o seu bem-estar!