Veja 6 dicas de como escolher a cama box ideal

Decorative pillow with houndstooth pattern placed on the bed in white room with window and simple lamp

Saber escolher cama box é fundamental à garantia de um descanso tranquilo e de um sono reparador. Há motivos de sobra que colocam esse tipo de cama na preferência dos brasileiros: elas são mais confortáveis, bonitas, melhoram a saúde e duram bem mais que colchões comuns. Além disso, ainda influenciam a otimização do espaço no quarto, já que não é necessária nenhuma estrutura de madeira para apoiá-las. 

Entre os diferentes modelos disponíveis no mercado, as que mais se destacam são a de espuma, king, pilow top e a cama box baú. Nesse contexto, selecionamos valiosas sugestões que o ajudarão na escolha de sua cama box. Veja quais os fatores que devem ser considerados para assegurar a qualidade do sono e preservar a sua saúde. Confira, então, as 6 melhores dicas para acertar na escolha de sua cama box! Vamos lá?

1. Considere as suas necessidades pessoais

Assim que você escolher o modelo ideal, o próximo passo é observar as suas necessidades pessoais. Você quer apenas uma cama para descansar ou algo que seja multifuncional? Se o seu desejo é apenas adquirir a cama somente para dormir, não há muito detalhe ou segredo. Nesse caso, basta escolher o tipo de mola, a densidade e observar a tecnologia empregada no produto. 

No entanto, se precisa de algo mais completo, o ideal é escolher uma cama multifuncional e explorar suas inúmeras vantagens. Alguns modelos têm baús e gavetas, por exemplo, onde você pode acomodar objetos, roupas de cama, toalhas e outras peças de que necessita. Esse modelo de cama é bem útil porque ajuda a aproveitar melhor o ambiente, possibilita economizar espaço e ainda auxiliam na organização e na arrumação do quarto.

Conheça, agora, os tipos mais comuns e veja como escolher a cama box que se ajusta à sua preferência!

Cama box com gavetas

Esse modelo é mais indicado para quem gosta de manter a organização. O número de gavetas pode variar conforme o modelo escolhido. O ideal é optar por modelos que facilitem a decoração do seu cômodo.

Duplo box

Os modelos chamados de duplo box vêm acoplado com um colchão auxiliar. Essa é uma ótima alternativa para famílias grandes ou para quem costuma receber muitas visitas em casa. Ao adquirir o duplo boxe, você não precisa comprar uma cama extra.

Cama box baú

Como o próprio nome diz, essa modalidade de cama box apresenta um baú na parte inferior da peça. Esse espaço poderá ser bem útil para guardar utensílios, roupas de cama e organizar objetos.

2. Observe a tecnologia utilizada na cama

Se você necessita adquirir um produto com boa durabilidade e qualidade, essa dica não pode passar despercebida. O tipo de tecnologia define o estilo das molas da cama. Elas podem ser ensacadas, pillow top ou de outro tipo. Esse fator influencia diretamente o seu conforto e bem-estar durante a utilização da cama. Basicamente, você precisa observar, atentamente, o tipo de tecnologia empregada e se o modelo atende às suas expectativas.

3. Analise os tipos de mola

Analisar os tipos de mola é fundamental ao escolher cama box, pois esse critério influencia bastante sobre a durabilidade do colchão. Um dos pontos mais relevantes é considerar as características do perfil do usuário, sobretudo quanto ao peso corporal. Vale lembrar de que existem dois tipos de mola: Bonell e Pocket.

O primeiro tipo tem todo o conjunto de molas interligados, o que ajuda a entender por que ao fazer um movimento em determinada parte da cama, todo o colchão se move. Por sua vez, as molas do modelo Pocket são separadas. Logo, quando algum movimento é feito, isso não influencia na movimentação das outras partes do colchão.

Os colchões com molas são indicados para todos os tipos de pessoas, principalmente quando há muita diferença de peso entre o casal ou problemas na coluna, por exemplo. Escolher o tipo de colchão de mola adequado garante mais conforto, segurança e evita que um usuário se incomode com os movimentos — ou se balance — quando o outro se mexer.

Veja os tipos de molas mais utilizados:

  • molas ensacadas e individualizadas: esse modelo de colchão se adapta às curvas do corpo e não provoca a movimentação de todo o colchão mediante algum movimento na cama;
  • molas tripower (ou Bonnel): apresenta maior durabilidade e o produto tem mais molas;
  • sistema LFK: distribui melhor a pressão do corpo, tem mais resistência a impactos e suporta até 150 quilos.

4. Confira os tipos de espuma

Não é muito comum utilizar colchão de espuma em cama box. Entretanto, eles se tornam uma ótima opção de custo-benefício, sobretudo para quem não pode custear o alto preço dos colchões com mola, especialmente os de modelos Pocket. Se optar por esse modelo, não se esqueça de conferir se o tipo de espuma e a resistência do colchão são de acordo com o biotipo e suficientes para suportar o peso do corpo do usuário.

5. Observe se o colchão é fixo ou separado

Esse detalhe influencia a durabilidade do produto, já que certos modelos de cama box têm o colchão separado. Isso possibilita trocar apenas o colchão, se houver necessidade. Em termos de economia, poder trocar o colchão sem ter que comprar a base da cama é um fator positivo. 

Geralmente, o modelo mais comum é o pillow top, que é uma camada de espuma com até 10 cm que vai sobre o colchão para aumentar o conforto do usuário. É possível comprar o Pillow top separadamente e acrescentar na cama.

6. Escolha o tamanho conforme a dimensão do quarto

Você pode encontrar a cama box em três tipos, conforme os tamanhos. Uma cama box padrão mede em torno de 1,38 x 1,88m, já a queen size tem 1,58 x 1,98m. O maior tamanho é o king size: 1,93 x 2,03m. 

Por isso, é preciso ficar atento ao tamanho do espaço do seu quarto antes de escolher o produto. A falta de cabeceira possibilita usar a cama box em harmonia com a parede, o que influencia a decoração e a beleza do ambiente. Uma opção interessante é investir na texturização da parede, utilizar spots e, assim, deixar o clima muito mais charmoso e aconchegante.

Como você pôde notar, conhecer as principais características desses produtos ajuda bastante na hora de escolher cama box. Alguns modelos vêm com tecnologias com ionização, que ativam a circulação sanguínea e regulam a temperatura do corpo. Logo, o ideal é adquirir uma cama box que atenda às suas necessidades, melhore a qualidade do sono e torne sua vida mais saudável e tranquila.

Entre em Contato
pelo WhatsApp