Dormir pouco já faz parte da rotina de muitas pessoas. A falta de tempo para cumprir todas as tarefas e a cabeça preocupada com as responsabilidades tornam quase impossível ter uma noite de descanso adequado. Com isso, é comum ter sono acumulado e prometer para si mesmo que colocará tudo em dia no final de semana.
Se você tem esse costume, está na hora de abrir os olhos. Para explicar os efeitos da falta de repouso e como o descanso é essencial para a saúde do corpo e da mente, decidimos preparar este artigo. Quer saber por que você deve se preocupar com a quantidade (e com a qualidade) de tempo dormindo? Continue lendo!
Fatores que impedem o sono
Como o corpo passa o dia todo em ritmo intenso, fica difícil pisar no freio à noite para descansar e esvaziar a mente. Resultado: noites mal dormidas, várias horas em claro e dores no corpo pela manhã.
Existem vários motivos pelos quais as pessoas encontram dificuldades para adormecer — inclusive, você pode ter hábitos que, aparentemente, não impactam por não serem diretamente relacionados, por exemplo:
- colchão velho: ao longo do tempo, as molas e espumas perdem a qualidade e proporcionam cada vez menos conforto;
- costumes prejudiciais: usar o celular na cama, ligar a televisão, não praticar atividades físicas e não manter regularidade nos horários desequilibra o organismo e aumenta o período de vigília;
- distúrbios: alguns transtornos, como o bruxismo e a apneia, fazem a pessoa despertar à noite;
- alimentação inadequada: comidas gordurosas, cafeína e açúcares prolongam o estado de alerta;
- ansiedade: preocupações exageradas e descontroladas poluem a mente, perturbando a hora do descanso;
- excesso de tarefas: muitas pessoas deixam de dormir para finalizar atividades pendentes;
- ambientação ruim: quarto quente, úmido e iluminado não favorecem o descanso adequado.
Se você não está conseguindo dormir de forma contínua ou fica sacrificando suas preciosas horas de descanso para finalizar seus afazeres, tente se organizar melhor e ter tempo para relaxar. Seu dia será muito mais produtivo!
Consequências do sono acumulado
Ficar muitas horas acordado traz sérias consequências para a saúde, tanto física quanto mental. Descansar é uma necessidade natural do corpo, e negar essa etapa importante do metabolismo significa negligenciar a própria saúde. Entenda melhor os efeitos.
1. Facilita o ganho de peso
Com a sonolência, o corpo gasta muita energia para se manter funcionando. Isso faz com que a pessoa sinta fome várias vezes ao longo do dia e tenha menos saciedade, comendo com maior frequência e podendo até levar à obesidade e diabetes a longo prazo.
Além de comer mais do que o necessário, o sono acumulado faz a pessoa se alimentar de maneira impulsiva e sentir necessidade de ingerir carboidratos e calorias. Se o seu objetivo é perder peso, não deixe de dormir, no mínimo, 6 horas por noite.
2. Interfere na saúde mental
Quanto menos sono, mais ansiedade. Esse é um círculo vicioso, que prejudica a comunicação entre os neurônios e diminui a produção da serotonina, hormônio importante na regulação do bem-estar, na melhora do humor e também para espantar a depressão.
A pessoa que dorme poucas horas fica mais sensível às dificuldades e problemas que surgem no dia a dia e acabam sofrendo reações emocionais negativas de forma intensa, ou seja: sim, dormir torna você feliz!
3. Diminui o desempenho físico
Como o corpo fica cansado rapidamente, qualquer exercício físico esgota todas as energias e deixa a pessoa exaurida. Para quem faz academia ou se dedica à prática regular de esportes, o sono é extremamente importante, pois ele tem função regenerativa para o tecido muscular, o que o torna indispensável para manter a disposição e o vigor.
4. Afeta a cognição
Pessoas com muito sono acumulado ficam com as habilidades cognitivas prejudicadas, o que as tornam apáticas, desatentas e com problemas para memorizar e se concentrar. Para quem opera grandes máquinas, o risco de causar acidentes se multiplica; aqueles que desempenham funções que exigem raciocínio cometem mais erros; os que exercem trabalhos manuais ficam com as habilidades motoras prejudicadas.
Como a cognição funciona em ritmo reduzido, o desempenho intelectual vai por água abaixo. O cérebro apresenta dificuldades para entender conceitos simples, aprender novas funções e desenvolver ideias básicas. A sonolência durante o dia faz surgir dores de cabeça, enxaqueca e até problemas de visão. Portanto, é inegável: você rende mais quando dorme bem!
5. Favorece o aparecimento de doenças
O sono é um fator imprescindível para o sistema imunológico: as pessoas que dormem pouco tendem a ser mais suscetíveis à gripe e a outras doenças infectocontagiosas. Uma vez que as defesas do organismo ficam enfraquecidas, o corpo não consegue combater micro-organismos, como vírus e bactérias, aumentando a necessidade de ingerir medicamentos para o tratamento.
Visto que o desempenho físico também é prejudicado, aumentam os riscos de problemas no coração, como a insuficiência cardíaca, arritmia e até infarto. O sistema digestivo sofre com o estresse causado pelo cansaço, provocando úlceras e gastrites no estômago.
Do mesmo modo, o intestino fica desregulado, causando prisão de ventre em pessoas ansiosas. Por fim, aparecem dores de cabeças esporádicas, que causam incômodo e motivam a ingestão de remédios.
6. Acelera o envelhecimento
Alguns hormônios são produzidos especificamente durante o período em que o corpo está descansando. Entre esses neurotransmissores, existem alguns essenciais para a saúde da pele, como a melatonina e o GH (hormônio de crescimento), sobretudo na terceira idade. Portanto, sem eles, aparecem rugas, manchas, olheiras e desnutrição da pele. Então, sim, para manter uma aparência sadia, dormir é uma etapa fundamental.
Descansar é um processo básico para regular as funções do organismo, praticamente um mecanismo de sobrevivência. Sacrificar as preciosas horas de repouso para trabalhar ou estudar não é tão vantajoso quanto parece, já que o dia fica menos produtivo e mais moroso. Se você está com sono acumulado, reserve um tempo para descansar e se recuperar. A sua saúde física e mental agradecem!
Você costuma dormir menos do que o necessário por noite? Percebe como isso prejudica a sua saúde e dificulta a sua rotina? Para ficar por dentro de dicas importantes como essa, não perca tempo, assine a nossa newsletter e bons sonhos!