A massagem Do In é uma técnica milenar que objetiva, além da promoção do relaxamento, o alívio de tensões e de dores musculares e nas articulações. Assim, essa prática tem sido largamente empregada como método curativo, preventivo, além de ser comprovadamente eficaz tanto nas doenças físicas quanto de ordem emocional.
Vamos abordar, neste material, o que é a massagem Do In e como ela pode ajudar na qualidade do sono. Entenda um pouco da origem e história dessa técnica chinesa e saiba os maiores benefícios que ela proporciona à saúde mental, emocional e física. Confira, ainda, como é feita essa massagem e saiba como melhorar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida por meio dessa técnica simples e prática. Boa leitura!
O que é a massagem Do In e qual a sua origem?
O Do In é uma técnica milenar que utiliza a automassagem e sua origem é oriental. Esse método tem função preventiva e curativa e explora os pontos dos meridianos energéticos do nosso corpo, com o objetivo de desenvolver a saúde física, emocional e mental.
Segundo a sabedoria chinesa, nesses meridianos estão alocadas a energia Yin (que é negativa) e a Yang (a positiva). Assim, o Do In faz com que haja um equilíbrio nesses pontos, de modo que a distribuição dessa energia ocorra de forma harmônica. Muitas doenças podem ter seus sintomas reduzidos por meio da técnica Do In. Contudo, é preciso ter o diagnóstico correto e aplicar a automassagem de forma adequada.
O Do In se originou há mais de 5 mil anos. A ideia da exploração dos meridianos surgiu quando um senhor bateu o pé em uma pedra e começou a fazer massagens na região dos pontos. Como isso proporcionou alívio imediato, essa possibilidade de controle da dor foi disseminada de geração em geração.
Primeiramente, essa técnica difundiu-se muito rapidamente pelo Oriente e alcançou outros continentes. No Japão, ficou conhecida por Do-In, cujo termo significa “o Caminho da Casa”, mas em referência ao conhecimento do nosso próprio corpo e as possibilidades de alívio das enfermidades que mais incomodam.
A partir disso, vários estudos foram realizados para avaliar a eficácia dessa técnica e, por meio de observações práticas, analisar a relação entre esses pontos no organismo humano e a energia — chamada Qi, a força vital — que circula entre eles. Esse conhecimento foi aprimorado e transmitido ao longo da história, o que torna o Do In uma ótima ferramenta para prevenção e correção de diferentes distúrbios.
Como a massagem Do In melhora a qualidade do sono?
Essa técnica se baseia na manipulação dos diferentes pontos que estão espalhados pelo corpo, o que torna possível promover o equilíbrio do fluxo de energia dos meridianos e, assim, influenciar o funcionamento dos órgãos internos.
A meta principal é conduzir o indivíduo a um elevado estágio de equilíbrio energético e tratar os desajustes do organismo, que variam desde dor de cabeça aos problemas do sono. Possibilita, ainda, o desenvolvimento do equilíbrio emocional, a elevação da autoestima e a promoção do autoconhecimento.
Desse modo, a automassagem gera os mais diversos benefícios e auxilia muito na manutenção da saúde mental e física, alivia dores, relaxa e fortalece a musculatura. Também traz benefícios e diminui sintomas de problemas alérgicos e de doenças autoimunes. Outro aspecto importante é que o Do In auxilia nos problemas de ordem emocional e melhora a insônia, reduz a ansiedade e alivia o estresse, por exemplo.
Por isso, praticar a técnica na hora de dormir auxilia bastante na promoção da qualidade do sono e remove a tensão e o estresse acumulado durante o dia. O uso da massagem Do In também prepara o corpo para o descanso e a reparação celular, uma das funções mais importantes do sono.
Como é feita a massagem Do In?
As principais técnicas do Do In se baseiam em dois princípios. Observe com atenção!
Sedação
Esse processo consiste em pressionar, profundamente e de modo contínuo, um determinado ponto do meridiano durante cerca de cinco minutos. O objetivo da sedação é fazer com que a energia acumulada seja dispersada para atingir os locais que necessitam de alívio.
Tonificação
A tonificação também é chamada de estimulação. O objetivo é pressionar, repetidamente, determinado ponto do meridiano em intervalos bem rápidos, de um segundo em média. Fazer essa pressão de um a cinco minutos permite que a energia possa voltar a circular naquela área com o propósito de reanimar o local.
Antes de se submeter a essa técnica de medicina oriental, vale lembrar de que a boa prática de Do In está associada à qualidade da respiração. Respirar adequadamente e manter a concentração em aspectos positivos possibilitam energizar o corpo adequadamente e estimular o fluxo de energia.
Entretanto, para obter resultados satisfatórios com essa técnica chinesa, você precisa preparar a sua mente e o seu corpo antes de se submeter ao Do In. O ideal é se sentar em uma posição bem confortável, respirar profundamente e desligar a mente por alguns segundos.
Feito isso, com a mão no formato de uma concha, dê batidinhas bem suaves em toda a extensão dos braços e pernas: isso ativa os meridianos e prepara seu organismo para receber a energia positiva e aliviar os sintomas dos males mentais e físicos que mais incomodam.
Após esses momentos de preparação, todo o seu corpo estará apto para receber a massagem nos locais específicos e que possibilitam tratar as dores correspondentes. Caso sinta dor em algum ponto, não desista. A sensação dolorosa pode ser um sinal de que há, realmente, um problema naquele local e que é necessário tratá-lo urgentemente.
Alguns detalhes são essenciais para alcançar bons resultados com a prática dessa técnica chinesa. Primeiramente, você deve fazer uma sessão de estimulação dos pontos dos meridianos. Os pontos iniciais de estimulação são a parte superior do corpo, especialmente a região da face, sobrancelhas, testa, pálpebras, orelhas, área nasal e boca.
O próximo passo é massagear, suavemente, a parte inferior do corpo: comece pelo pescoço e desça pelos ombros até chegar nas mãos, onde estão localizadas as terminações de determinado meridiano. Insistir pelas pernas e terminar a sessão nos pés, um ponto rico em meridianos e terminações energéticas.
Como vimos, há bastante relação entre essa técnica milenar e os estados de saúde mental, emocional e física. Para alcançar esses benefícios, basta explorar a interligação entre determinados pontos localizados no corpo humano e o fluxo de energia que circula entre eles. Logo, por meio da massagem Do In, é possível energizar o corpo positivamente, melhorar o sono, promover o equilíbrio da mente e manter o bem-estar e a qualidade de vida.
Você gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro dessas informações!